Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1029
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorASSIS, Laila de Souza-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationASSIS, Laila de Souza. O uso do Software Geogebra no Ensino de Função Polinomial do 1° Grau: Uma investigação didática com licenciandos em Matemática. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1029-
dc.description.abstractPesquisas em educação em Ciências têm apontado a importância da incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC no âmbito escolar de uma sociedade repleta de inovações e avanços tecnológicos. Dessa forma, despertar o interesse do aluno e facilitar o processo de ensino e aprendizagem de Matemática com uso de softwares educativos pode ser uma poderosa ferramenta a ser utilizada pelos professores. Com esse intuito, essa pesquisa teve como objetivo principal estudar que contribuições e limitações a utilização do GeoGebra em atividades com abordagem investigativa relativas ao conteúdo de funções polinomiais do 1° grau pode trazer para a formação inicial de professores de Matemática. A partir da abordagem qualitativa de pesquisa, foram analisadas as reflexões feitas pelos alunos de Licenciatura em Matemática sobre o potencial educativo desse software. Foi possível concluir que os licenciandos se demonstram suscetíveis à utilização do software GeoGebra em suas aulas, e apontaram ser de suma importância a experiência vivenciada, visto que ambientes onde o futuro docente pode discutir sobre aspectos de dimensão prática, como potencialidades desse software, são fundamentais para que os professores se sintam preparados e mais seguros a utilizar esse tipo de tecnologia em suas aulas. Quanto às contribuições do uso do software, o seu dinamismo, proporcionado pelo “arrastar”, a realização de atividades investigativas, e a exploração e visualização de propriedades, foram apontados pelos licenciandos como fator motivador aos alunos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO uso do Software Geogebra no Ensino de Função Polinomial do 1° Grau: Uma investigação didática com licenciandos em Matemática.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages98 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseSoftwares educativospt_BR
dc.keywords.portugueseGeoGebrapt_BR
dc.keywords.portugueseAbordagem investigativapt_BR
dc.keywords.portugueseLicenciandos em Matemáticapt_BR
dc.keywords.englishEducative softwarept_BR
dc.keywords.englishInvestigative approachpt_BR
dc.keywords.englishGraduated in Mathematicspt_BR
dc.orientador.principalREZENDE JUNIOR, Mikael Frank-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEnsino de Ciências – Mestrado Profissionalpt_BR
dc.pg.areaEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2017-12-19T15:04:55Z-
dc.date.accessioned2017-12-19T15:04:55Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_assis_2017.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.