Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1029
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | ASSIS, Laila de Souza | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | ASSIS, Laila de Souza. O uso do Software Geogebra no Ensino de Função Polinomial do 1° Grau: Uma investigação didática com licenciandos em Matemática. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1029 | - |
dc.description.abstract | Pesquisas em educação em Ciências têm apontado a importância da incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC no âmbito escolar de uma sociedade repleta de inovações e avanços tecnológicos. Dessa forma, despertar o interesse do aluno e facilitar o processo de ensino e aprendizagem de Matemática com uso de softwares educativos pode ser uma poderosa ferramenta a ser utilizada pelos professores. Com esse intuito, essa pesquisa teve como objetivo principal estudar que contribuições e limitações a utilização do GeoGebra em atividades com abordagem investigativa relativas ao conteúdo de funções polinomiais do 1° grau pode trazer para a formação inicial de professores de Matemática. A partir da abordagem qualitativa de pesquisa, foram analisadas as reflexões feitas pelos alunos de Licenciatura em Matemática sobre o potencial educativo desse software. Foi possível concluir que os licenciandos se demonstram suscetíveis à utilização do software GeoGebra em suas aulas, e apontaram ser de suma importância a experiência vivenciada, visto que ambientes onde o futuro docente pode discutir sobre aspectos de dimensão prática, como potencialidades desse software, são fundamentais para que os professores se sintam preparados e mais seguros a utilizar esse tipo de tecnologia em suas aulas. Quanto às contribuições do uso do software, o seu dinamismo, proporcionado pelo “arrastar”, a realização de atividades investigativas, e a exploração e visualização de propriedades, foram apontados pelos licenciandos como fator motivador aos alunos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | O uso do Software Geogebra no Ensino de Função Polinomial do 1° Grau: Uma investigação didática com licenciandos em Matemática. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 98 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Softwares educativos | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | GeoGebra | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Abordagem investigativa | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Licenciandos em Matemática | pt_BR |
dc.keywords.english | Educative software | pt_BR |
dc.keywords.english | Investigative approach | pt_BR |
dc.keywords.english | Graduated in Mathematics | pt_BR |
dc.orientador.principal | REZENDE JUNIOR, Mikael Frank | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Ensino de Ciências – Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.pg.area | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2017-12-19T15:04:55Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-19T15:04:55Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_assis_2017.pdf | 2,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.