Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1030
Tipo: Dissertação
Título: Algoritmos de particionamento de grafos: Um estudo comparativo.
Autor(es): SIQUEIRA, Rafael Mont’Alvão Seixas de
Abstract: Esta dissertação apresenta um estudo sobre o problema do particionamento de grafos e as soluções mais encontradas na literatura, adaptadas para que o armazenamento de cada instância ocorra em disco. Descreve alguns dos fundamentos referentes a Teoria de Grafos e a Teoria Espectral de Grafos, necessários para a compreensão de cada um dos métodos de particionamento aqui retratados e encontrados de forma mais comum na literatura, bem como o contexto e as vantagens na aplicação de cada um deles. Encontra-se nesta dissertação também um breve estudo sobre bancos de dados não relacionais orientados a grafos, sendo este o recurso escolhido para a gestão de dados em disco adotado para implementações e execuções de testes computacionais, diferente de métodos tradicionais que representam em memória os grafos, sendo limitados ao tamanho deste recurso para trabalhar o número de vértices e arestas, afetando a representação de contextos reais com grandes volumes de dados nos quais o particionamento de grafos são necessários. Finalmente, são apresentados os estudos comparativos entre os algoritmos considerando só aspectos de corte mínimo, fator de balanceamento de carga, coeficiente de agrupamento global e coeficiente de agrupamento local, permitindo algumas conclusões sobre experimentos.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação
Citação: SIQUEIRA, Rafael Mont’Alvão Seixas de. Algoritmos de particionamento de grafos: Um estudo comparativo. 2017. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1030
Data do documento: Mar-2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_silva4_2017.pdf660,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.