Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1032
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de um Sistema de Inteligência de Negócios para apoio da Gestão Acadêmica.
Autor(es): MEDEIROS NETO, José de Lima
Abstract: O ambiente competitivo em qual as organizações estão inseridas, gera um desafio em administrar com eficácia os recursos e processos de negócio, pois com o aumento de complexidades e incertezas, tomar as decisões mais acertadas passou a ser fundamental para o futuro das empresas. O processo de decisão apoiado pelas informações auxilia a definição de alternativas e ações para prever e controlar a organização, contudo, um grande volume de dados das atividades e dos processos realizados são fornecidos pelos Sistemas de Informação (SI) empresariais. A Tecnologia da Informação (TI) dispõe de recursos para tratar os dados relacionados com os processos de negócios, entretanto os Sistemas Transacionais (SPT) utilizados para controle operacional, não oferecem informações analíticas, sendo a ferramenta específica para apoiar a decisão gerencial os sistemas de inteligência de negócios (BI -Bussines Inteligence). Nesta conjuntura, este trabalho aplicado em uma instituição educacional, identificou que a organização, apesar de contar com recursos de TI, não possui um sistema de apoio a decisão em sua gestão acadêmica, gerando uma questão de investigação científica, com o propósito de verificar como e quais informações disponíveis nos sistemas utilizados, poderiam ser identificadas e utilizadas para apoiar a decisão. Diante desses fatos, o objetivo geral deste trabalho foi desenvolver um Sistema de Apoio a Decisão (SAD), a partir do diagnóstico dos sistemas utilizados, do fluxo de dados do processo de negócio acadêmico e das necessidades gerenciais, a fim de fornecer informações e dados estratégicos para apoiar a tomada de decisão gerencial. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, onde sua aplicação em ciclos buscou unir conhecimentos e intervenções na organização para atingir os objetivos propostos. Como resultado, o trabalho gerou conhecimentos que contribuíram para um maior entendimento organizacional, pois com todo o processo de análise e desenvolvimento de um sistema de BI, através de mapeamento, modelagem e a integração dos dados do processo acadêmico com as ferramentas analíticas, permitiram aos gestores visualizar informações aprimoradas para apoiar a tomada de decisão.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração
Citação: MEDEIROS NETO, José de Lima. Desenvolvimento de um Sistema de Inteligência de Negócios para apoio da Gestão Acadêmica. 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1032
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_medeiros_neto_2017.pdf7,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.