Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1066
Tipo: Dissertação
Título: Junção Canalizada
Autor(es): DUARTE, André Luís
Abstract: Dentre os diversos operadores de consulta em banco de dados, a junção é uma operação binária que permite representar dinamicamente os relacionamentos existentes entre as diversas relações em um sistema de gerenciamento de banco de dados. Pela importância e complexidade, a operação de junção é alvo de muitos estudos e discussões,visto que ela, geralmente, consome muito tempo de processamento e demanda uma quantidade maior de acessos a disco do que outras operações em banco de dados. Por conta disso, propor implementação de junção significa preocupar-se com leituras e escritas realizadas pelos acessos em dispositivo secundário (disco) e com operações de processamento realizadas pelos cálculos e comparações entre as tuplas das relações envolvidas. Assim, este trabalho tem o objetivo de explorar os algoritmos de junção aplicados a conjuntos de dados métricos que estão sujeitos a geometria euclidiana e esférica. Os conjuntos de dados envolvidos são pontos e rotas armazenados, respectivamente, em uma estrutura métrica e um grafo acíclico de grau máximo dois que formam um caminho. Como resultado, foi proposto um novo operador de junção que responde consultas do tipo: “Quais são os supermercados (pontos indexados) que estão até a distância de 1 km da rota do caminho de casa ao escritório (grafo acíclico de grau máximo 2)”.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação
Citação: DUARTE, André Luís. Junção Canalizada. 2012. 57 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1066
Data do documento: 9-Abr-2012
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_duarte_2012.PDF1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.