Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1067
Tipo: Dissertação
Título: Análise dos fatores de comunicação influentes no gerenciamento de equipes de projetos.
Autor(es): SOTOMONTE, Bárbara Elizabeth Pereira
Abstract: Projetos, em sua maioria, buscam auferir competitividade às empresas. Gerenciá-los tornou-se uma questão de sobrevivência já que existe uma elevada demanda dentro das organizações, recursos escassos, necessidade crescente de redução de custos e prazos para melhor atender aos clientes. Por outro lado, os avanços dos novos canais de comunicação tornaram-se parte de nossas vidas e a habilidade de comunicar é essencial para assegurar a compreensão de informações durante todo o ciclo de vida de um projeto. Nesse contexto esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa aplicada utilizando a abordagem qualitativa, com o objetivo de identificar e analisar os fatores influentes no processo de comunicação no gerenciamento de projetos. A escolha da empresa estudada é justificada por sua estrutura projetizada, variedade de projetos, representatividade e referência para a região do Sul de Minas Gerais. O método de pesquisa adotado foi o de estudo de caso, realizado com gerentes e desenvolvedores de software do Inatel Competence Center. O instrumento de pesquisa para coleta de dados foi desenvolvido baseando-se na literatura sobre os temas Comunicação e Gerenciamento de projeto, enviados por e-mail, além de contar com entrevistas semiestruturadas e análise documental. Como resultados destaca-se que as abordagens utilizadas no gerenciamento de projetos estão baseadas no Modelo de Shannon, fator que pode contribuir para que os planos de comunicação não atendam as necessidades dos projetos. O ambiente de trabalho e valores da organização podem influenciar positiva ou negativamente o contexto da comunicação. O estudo também permite centrar a atenção da gerência sobre os valores mais resistentes à mudanças, apontando em quais fatores estes concordam. As principais contribuições referem-se à compreensão de temas pouco explorados e identificação de alguns fatores que podem ajudar a melhorar a comunicação entre equipes de projetos.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: SOTOMONTE, Bárbara Elizabeth Pereira. Análise dos fatores de comunicação influentes no gerenciamento de equipes de projetos. 2012. 113 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1067
Data do documento: 22-Set-2012
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_sotomonte_2012.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.