Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de um Sistema de Controle de Posição Utilizando a Abordagem de Conjuntos Aproximados.
Autor(es): ANJOS FILHO, Genival Alves dos
Abstract: Este projeto de pesquisa apresenta o estudo e desenvolvimento de controladores utilizando os conceitos dos conjuntos aproximados (rough sets) para serem aplicados em um sistema de controle de posição utilizando o motor CC. A Teoria dos Conjuntos Aproximados é uma ferramenta matemática desenvolvida no início da década de 80, e possibilita a obtenção de um conjunto de regras com base no conhecimento sobre determinado sistema. Esse conceito é propício para situações práticas, devido a possibilidade da sua aplicação em dados que contenham incertezas ou imprecisões. Uma das contribuições refere ao desenvolvimento de estruturas de controle simplificadas de modelos baseado em regras, também denominado controladores aproximados. A inteligência desses sistemas é representada pela capacidade de classificar determinadas condições nas quais são submetidos para tomada de decisões adequadas. São apresentadas duas abordagens para o desenvolvimento do controlador aproximado, resultando em duas estruturas diferentes. Em ambos os casos, buscou-se pelo menor tempo de processamento e por condições estáveis para o sistema. Para demonstrar a viabilidade da abordagem proposta, são apresentados resultados de simulações e ensaios experimentais envolvendo as malhas de controle. Além de comparações de desempenho entre os modelos aproximados e os sistemas que utilizam o controlador fuzzy.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: ANJOS FILHO, Genival Alves dos. Desenvolvimento de um Sistema de Controle de Posição Utilizando a Abordagem de Conjuntos Aproximados. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1079
Data do documento: 2017
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