Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1082
Tipo: Dissertação
Título: Educação Ambiental e Ensino de Biologia: um estudo a partir dos anais do ENEBio.
Autor(es): VIANA, Thailla Margareth da Silva
Abstract: Esta pesquisa se fundamenta a partir das aproximações que vêm sendo construídas historicamente entre os campos da Educação Ambiental (EA) e do ensino de Biologia e teve como objetivo identificar e analisar aspectos das dimensões da práxis humana – conhecimentos, valores éticos e estéticos e participação política – presentes em trabalhos do campo do ensino de Biologia que tratam de EA. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo documental. De forma mais específica, a pesquisa teve como objeto de estudo trabalhos identificados como relatos de experiência publicados nos anais das seis edições (2005-2016) já realizadas do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBio). O corpus documental deste estudo foi constituído por 113 relatos de experiência. Esses trabalhos foram primeiramente mapeados quanto à aspectos relativos ao contexto em que foram produzidos. A partir do mapeamento, notamos que a maioria dos trabalhos foi produzida em instituições de ensino de natureza pública, localizadas na região sudeste do país, mais especificamente nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Identificamos o contexto educacional escolar como principal lugar de realização das experiências relatadas, sendo estas direcionadas sobretudo para o ensino fundamental. Além disso, os estudantes constituíram o principal público participante das experiências. Com relação à presença de aspectos referentes às dimensões da práxis humana, observamos a predominância da dimensão dos conhecimentos nos trabalhos, sendo representada principalmente por conhecimentos biológicos. Embora uma área do conhecimento, ou uma disciplina, esteja sendo colocada em pauta, muitos trabalhos foram desenvolvidos convocando e buscando interações com outros campos curriculares; o que possibilitou integrações disciplinares bastante produtivas. Sobre a presença de aspectos relacionados às dimensões dos valores e da participação política percebemos uma possível dicotomia entre os pressupostos dos autores e/ou fundamentação teórica dos trabalhos em relação aos aspectos descritos sobre as experiências. Nesse sentido, observamos que aspectos relativos à essas dimensões são amplamente citados nos trabalhos, indicando para um possível reconhecimento dos autores quanto à importância dessas dimensões. No entanto, especificamente com relação às partes dos trabalhos que se dedicam à relatar as experiências desenvolvidas, notamos abordagens muito pontuais relativas à essas dimensões. Por fim, percebemos que, na maioria dos trabalhos, não há uma articulação consistente entre as três dimensões da práxis humana. De modo geral, a dimensão dos conhecimentos ocupa lugar central nesses trabalhos, enquanto as dimensões dos valores e da participação política embora sejam reconhecidas, aparecem de forma pontual no contexto de descrição da experiência propriamente dita.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Citação: VIANA, Thailla Margareth da Silva. Educação Ambiental e Ensino de Biologia: um estudo a partir dos anais do ENEBio. 2017. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1082
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_viana_2017.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.