Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1086
Tipo: Dissertação
Título: Análise da produtividade das distribuidoras de energia elétrica utilizando Índice Malmquist e o Método de Bootstrap
Autor(es): SÉ, Fernando Elias Domingos da Silva
Abstract: O setor de distribuição de energia elétrica brasileiro está passando pelo terceiro ciclo de revisão tarifária periódica, conduzida pelo órgão regulador, com o intuito de redefinir as tarifas reguladas a serem praticadas neste mercado, estritamente monopolístico, e também com intuito de introduzir mecanismos para que as empresas distribuidoras busquem maiores ganhos de eficiência e produtividade. Uma das melhorias propostas pelo regulador, nesta revisão tarifária corrente, concerne na aplicação da Produtividade Total dos Fatores para a definição da produtividade das distribuidoras, no âmbito da determinação do Fator X, dentro do contexto da regulação por incentivos. Assim, considerando-se esta nova aplicação em curso, neste trabalho, a metodologia DEA (Data Envelopment Analysis) e o Índice Malmquist combinados com o método bootstrap, são utilizados a fim de se prover as devidas inferências estatísticas para se determinar a eficiência e a produtividade médias das distribuidoras de energia elétrica brasileiras. As análises compreendem o período entre 2003 e 2009, o mesmo utilizado pelo regulador, e os resultados alcançados indicam que existe um significante grau de ineficiência (aproximadamente 34,1%) e uma ganho de produtividade médio de 1,55%. Portanto, este estudo indica que há, em teoria, um grande potencial para redução de custos operacionais e melhoria na produtividade média do setor de distribuição de energia elétrica brasileiro.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: SÉ, Fernando Elias Domingos da Silva. Análise da produtividade das distribuidoras de energia elétrica utilizando Índice Malmquist e o Método de Bootstrap. 2012. 84 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1086
Data do documento: 29-Jun-2012
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_se_2012.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.