Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/109
Tipo: Dissertação
Título: Alteração no protocolo SMTP para redução de spam.
Autor(es): OLIVEIRA, Pablo Marques de
Abstract: Um dos principais problemas encontrados no serviço de correio eletrônico (e-mail) é o recebimento de mensagens não solicitadas, conhecidas como spam. O Spam causa sérios prejuízos às instituições, sobrecarregando servidores, links de comunicação e ativos de rede. Esta dissertação propõe uma modificação no Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) para redução de spam. A modificação no protocolo produz três consequências vantajosas. A primeira, consiste na rejeição de e-mails indesejados, assim definidos pelo destinatário, evitando-se o desperdício de seus recursos computacionais e de rede. A segunda, consiste no retorno do e-mail indesejado ao spammer, causando-lhe custos, uma vez que seu servidor efetuará processamentos e armazenamentos extras para tratar o spam recusado. A terceira consequência consiste no fato de que, em virtude da recusa, o spammer remove o endereço do destinatário de suas listas de distribuição. A modificação do SMTP foi implementada em um servidor de e-mail Zimbra e avaliada exaustivamente. Os resultados são promissores. O servidor Zimbra modificado demonstrou desempenho e custo computacionais equivalentes ao do servidor Zimbra original quando recebe e-mails legítimos. Quando recebe spam porém, ele apresenta melhor desempenho e custo computacionais que os do servidor Zimbra original.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação
Citação: OLIVEIRA, Pablo Marques de. Alteração no protocolo SMTP para redução de spam. 2014. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/109
Data do documento: 6-Mar-2014
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_oliveira_2014.pdf2,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.