Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1100
Tipo: Dissertação
Título: Objetos de aprendizagem e o ensino de conceitos de Eletromagnetismo no Ensino Médio.
Autor(es): SOUSA, José Mauro de
Abstract: Este trabalho constitui uma pesquisa de caráter qualitativo a respeito das potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o ensino de Física no Ensino Médio, a qual investiga como os objetos de aprendizagem (OA) podem contribuir para o ensino de conceitos de Eletromagnetismo em uma turma da terceira série, em uma escola da cidade de Guaratinguetá – SP. A pesquisa foi realizada a partir do desenvolvimento de sequências de atividades em que se fez uso de OA. Os dados foram coletados por meio de fichas com questões a respeito das atividades, além dos registros no caderno de campo do professor-pesquisador e do uso de uma filmadora e de um gravador de áudio. A análise dos dados foi feita pela triangulação das informações obtidas pelos instrumentos de coleta e mostrou que os OA utilizados constituem um importante recurso para o ensino. As simulações proporcionadas pelos OA possibilitaram a visualização dos fenômenos físicos estudados, os quais, no caso do Eletromagnetismo, exigem maior capacidade de abstração para o seu entendimento. As atividades realizadas também favoreceram o desenvolvimento de determinadas habilidades relacionadas à competência de investigação e compreensão dos conceitos físicos. Também pôde ser verificada na pesquisa realizada a influência de elementos relacionados à presença da Matemática no ensino de Física. Além disso, uma maior interação entre os alunos e entre os alunos e o professor foi observada ao longo das aulas em que tal investigação foi desenvolvida.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Citação: SOUSA, José Mauro de. Objetos de aprendizagem e o ensino de conceitos de Eletromagnetismo no Ensino Médio. 2012. 177 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1100
Data do documento: 17-Dez-2012
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_sousa_2012.pdf3,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
apendice_F_produto_educacional_resultante_pesquisa.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.