UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1101
Tipo: Dissertação
Título: Sistema de Diagnóstico de Perturbações em tempo real baseado em alarmes e sinalizações de proteção em nível de centro de operação.
Autor(es): ANTUNES, Fábio Augusto da Silva
Abstract: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à tomada de decisões, que visa fornecer diagnósticos de faltas no sistema elétrico de potência, baseando-se em alarmes e sinalizações dos dispositivos de proteção de equipamentos. O sistema proposto tem o dever de informar os operadores do centro de operação, em tempo real, sobre as proteções atuadas – bem como as proteções não atuadas – perante o desarme de equipamentos. Embora estas informações sejam comumente disponibilizadas pelos tradicionais módulos de supervisão de alarmes, a tarefa de identificar a causa de desarmes é tida como crítica em eventos de grande vulto no sistema elétrico. Da experiência prática já adquirida com o sistema protótipo, verificou-se em um destes eventos, a incidência de mais de 3.200 alarmes, somente no primeiro minuto. Considerando a demanda por ações ágeis e precisas, por parte do centro de operação, é necessário que os operadores disponham de ferramentas que lhes assegurem condições de promover ações de restabelecimento com segurança e eficácia. A concepção desta solução demandou profundo entendimento sobre os diversos padrões adotados nas nomenclaturas das sinalizações de proteção, para os diversos tipos de equipamentos operados (transformadores, linhas de transmissão, reatores, unidades geradoras, bancos de capacitores, compensadores síncronos e estáticos), bem como o desenvolvimento de uma estratégia para minimizar ações de manutenção sobre o sistema quando de ampliações ou alterações topológicas da rede de transmissão. Baseando-se na filosofia de Sistemas Especialistas, todo o conhecimento acerca dos padrões de nomenclatura de relés, e da topologia da rede, são armazenados em bases de conhecimento. As lógicas de processamento fazem parte do motor de inferências, e dispensam manutenção. Os resultados obtidos através do sistema protótipo mostram que a solução proposta é confiável e hábil a fornecer diagnósticos concisos, tanto em grandes perturbações, quanto em desarmes rotineiros. As informações produzidas visam ao entendimento do usuário final, que são os próprios operadores do centro de operação.
Citação: ANTUNES, Fábio Augusto da Silva. Sistema de Diagnóstico de Perturbações em tempo real baseado em alarmes e sinalizações de proteção em nível de centro de operação. 2012. 113 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1101
Data do documento: Nov-2012
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_antunes_2012.pdf5.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.