Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1110
Tipo: Dissertação
Título: Análise de Correlação no reconhecimento de Interações em Arranjos Plackett-burman
Autor(es): COUTO, Anderson Fagundes do
Abstract: Delineamento de Experimento é uma metodologia para aperfeiçoar um processo que é constituído por variáveis de entrada que culminam com uma ou mais respostas. A mesma pode ser dividida em duas etapas, a primeira o Delineamento de Seleção, e a segunda o Delineamento de Aprimoramento. No delineamento de seleção deseja-se eliminar aquelas variáveis de entrada que não serão significativas para o delineamento de aprimoramento. Dentre os possíveis arranjos a serem utilizados em um delineamento de seleção, o arranjo Plackett-Burman se destaca como o arranjo experimental para identificação de fatores principais. Caso existam interações significativas entres os fatores, o arranjo pode levar o experimentador a cometer um erro, no qual o pesquisador concluiria que um determinado fator não é significativo, porém o fator seria significativo. Esse tipo de erro é conhecido em delineamento como o erro tipo II. Essa dissertação apresenta uma metodologia elaborada para diminuir a ocorrência do erro tipo II. O principal objetivo do trabalho é propor um algoritmo que identifique a partir de análise de sinais, efeitos principais e / ou interações em um processo ou produto. A análise de sinais é aplicada nos sinais provenientes da série de resíduos que são gerados durante a análise de regressão. Em seguida, utiliza-se análise do coeficiente de correlação entre os sinais gerados, e por fim, realiza-se a junção dos dois processos de análises, a qual é capaz de identificar quais são os fatores e / ou as interações significativas no processo ou produto em estudo. Para confirmar a eficiência da metodologia executou-se uma simulação utilizando-se uma equação sintética. Os resultados obtidos nesta simulação mostraram que a metodologia desenvolvida é adequada, uma vez que a mesma foi capaz de reconhecer os efeitos principais e as interações significativas da equação sintética. Por fim, a metodologia também foi capaz de identificar que existem padrões no comportamento na série de resíduos que indiquem a ausência de termos e /ou interações na equação do modelo.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: COUTO, Anderson Fagundes do. Análise de Correlação no reconhecimento de Interações em Arranjos Plackett-burman. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1110
Data do documento: 28-Mai-2012
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_couto_2012.pdf12,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.