Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1111
Tipo: Dissertação
Título: Uso combinado do software comercial CFX e técnicas de problemas inversos em transferência de calor
Autor(es): RIBEIRO, Carlos Adriano Corrêa
Abstract: Transferência de calor é um fenômeno muito importante que está presente em diversos processos e atividades da engenharia. Devido à sempre crescente demanda por eficiência energética, é vital conhecer e mensurar as temperaturas e fluxos de calor envolvidos nestes processos, a fim de torná-los cada vez mais eficientes. Entretanto, por várias razões, nem sempre é possível medir essas grandezas diretamente nas superfícies em contato com o calor. Resta então, estimá-las através da medição das temperaturas em regiões de acesso. No presente trabalho propõe-se uma metodologia para estimação do fluxo de calor e da distribuição de temperatura nestas superfícies de difícil acesso. Neste sentido, uma maneira de estimar o fluxo de calor e a temperatura na região de interesse é através do uso de técnicas de Problemas Inversos. Problemas Inversos possuem aplicações relevantes em várias áreas de atuação humana, com destaque especial para a engenharia. Assim, as técnicas de Problemas Inversos Função Especificada, Gradiente Conjugado são usadas em conjunto com o software comercial ANSYS CFX® para estimar o fluxo de calor e a temperatura na região de aquecimento. A metodologia aqui proposta é validada em modelos térmicos uni e tridimensionais, sujeitos a condução de calor em regime transiente. Ensaios experimentais foram realizados, para fornecer dados de temperatura e fluxo de calor, utilizando amostras de aço inox AISI 304, tanto para o modelo unidimensional quanto para o tridimensional.
Citação: RIBEIRO, Carlos Adriano Corrêa. Uso combinado do software comercial CFX e técnicas de problemas inversos em transferência de calor. 2012. 97 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1111
Data do documento: Mar-2012
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_ribeiro2_2012.pdf2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.