Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1121
Tipo: Dissertação
Título: Um filtro Gm-C notch CMOS de baixa potência para alta rejeição de ruídos da rede elétrica para EEG com seletor de frequência de corte.
Autor(es): COSTA JUNIOR, Jorge Augusto
Abstract: Sistemas de aquisição e processamento de sinais exigem constante desenvolvimento e pesquisa com o avanço da tecnologia, a fim de diminuir área e consumo de energia dos circuitos. O filtro, elemento essencial em sistemas de aquisição e processamento, deve ser capaz de atenuar sinais indesejados e permitir a passagem livre dos sinais de interesse, com um cuidado ainda maior quando se trata de aplicações médicas. Neste trabalho, é proposto um filtro CMOS notch elíptico G𝑚-C de 5ª ordem para rejeição de ruídos provenientes da rede elétrica em aplicações de eletroencefalograma. O circuito é desenvolvido em tecnologia CMOS 130 nm, alimentado por uma fonte de 1,0 V, e possui um circuito de capacitância programável capaz de chavear entre eliminar ruídos de 50 ou 60 Hz. Foram realizadas simulações no ambiente CADENCE (Virtuoso Analog Design Environment L Editing), apresentando atenuação superior a 90 dB para as frequências de interesse, consumo abaixo de 600 nW e área de 879,2 𝜇m², mostrando que o circuito é capaz de filtrar os ruídos dos sinais de EEG, além de operar com baixa potência, permitindo utilização em aplicações portáteis.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: COSTA JUNIOR, Jorge Augusto. Um filtro Gm-C notch CMOS de baixa potência para alta rejeição de ruídos da rede elétrica para EEG com seletor de frequência de corte. 2018. 69 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1121
Data do documento: Fev-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_costa_junior_2018.pdf4,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.