Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/113
Tipo: Dissertação
Título: Um Estudo sobre o impacto causado pela interação Museu-Escola na relação Professor-Aluno nas aulas de Física.
Autor(es): SANTOS, Daniela de Andrade
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo principal a realização de um estudo acerca da relação museu-escola e suas implicações em sala de aula. Os museus de ciências apresentam-se naturalmente ligados ao ensino de ciências, suas exposições e atividades possuem um alto potencial motivador para a aprendizagem, além disso, o museu de ciências através de uma metodologia dinâmica de contextualização conceitual pode preencher lacunas que a escola, por diversos motivos, não é capaz de propiciar. Nesse sentido, uma relação de parceria bem estabelecida entre o museu e a escola, na qual se respeite as particularidades de cada um desses espaços, pode representar um apoio significativo para o aprendizado de ciências. No entanto, propor uma ação educativa com a finalidade de articular as atividades desenvolvidas em espaços de ensino não formal com o ensino formal requer, entre muitos cuidados, que se leve em conta as opiniões e as condições de trabalho do professor que conduz a ação, tendo em vista aspectos próprios de sua identidade docente. Posto isso, desenvolvemos este trabalho em dois momentos: primeiramente buscamos ouvir a opinião de professores de Física acerca do papel das atividades experimentais no aprendizado de conceitos científicos e da contribuição de ações educativas realizadas em museus e centros de ciências para o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos. Para isso, solicitamos que os docentes respondessem a um questionário aberto e estruturado. A partir dos resultados obtidos no questionário foi possível ter uma noção das concepções mais gerais dos professores acerca dessa relação e também conhecer algumas dificuldades para o estabelecimento dessa parceria. Num segundo momento da pesquisa, elaboramos um material de apoio que pudesse auxiliar o professor no planejamento desse tipo de atividade de acordo com as dificuldades por eles apontadas. Solicitamos então, a dois professores de física do ensino médio, colaboradores de nossa pesquisa, que planejassem e desenvolvessem uma atividade, em sala de aula, abordando uma visita a um museu de ciências com e sem a ajuda desse material. As aulas foram gravadas e posteriormente analisadas. A análise dos dados mostrou que, de fato, a visita ao museu de ciências traz contribuições significativas para as interações professor-aluno em sala de aula no sentido de que os estudantes se mostraram muito mais participativos durante a aula pós-visita. Contudo, os professores enfrentaram grandes dificuldades, tanto em lidar com uma atividade que foge de seu domínio metodológico, como também, em lidar com uma maior interação dos alunos no contexto de sala de aula. Isso nos levou a concluir que promover a relação museu-escola, além de tornar o ensino de ciências mais atrativo e produtivo, pode contribuir para o enriquecimento cultural dos envolvidos. Porém, chamamos atenção para a necessidade de uma melhor preparação e orientação dos professores que mediarão essa ação.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Citação: SANTOS, Daniela de Andrade. Um Estudo sobre o impacto causado pela interação Museu-Escola na relação Professor-Aluno nas aulas de Física. 2015. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/113
Data do documento: 24-Fev-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_santos_2015.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.