Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1157
Tipo: Dissertação
Título: Histórias em quadrinhos produzidas por alunos de Ensino Médio: identificando sentidos e indicadores de alfabetização científica.
Autor(es): SANTOS, Maria Bethânia de Siqueira Leite Fochi dos
Abstract: O ensino de Física, bem como de Ciências, enfrenta a realidade de falta de profissionais em muitas escolas do Estado de São Paulo; isso em um momento em que, mais do que nunca, a alfabetização científica se faz crucial para a inserção de cidadãos na sociedade. O presente estudo tem como objetivo analisar histórias em quadrinhos produzidas por alunos do terceiro ano Ensino Médio de uma escola pública rural localizada em um município do Vale do Paraíba, identificando quais sentidos emergem de seus discursos e indicadores de alfabetização científica. Os textos dos alunos têm como assunto uma atividade de demonstração experimental de Física, da qual os alunos participaram; a partir desses textos, usando a bibliografia que trata sobre a linguagem quadrinhística, faz-se uma caracterização dos textos e, a partir dos instrumentos da análise do discurso de linha francesa (Pechêux), observam-se quais efeitos de sentido emergem dos discursos dos alunos. Além disso, verificam-se quais são os indícios de alfabetização científica, segundo os critérios da NSTA (National Science Teacher Association). A partir de uma situação de aprendizagem da proposta curricular de Português, cujo enfoque é a produção de histórias em quadrinhos, os alunos deveriam desenvolver os seus textos a partir da atividade demonstrativa de Física, que ocorreu na própria escola. A partir do desenvolvimento de várias atividades que tiveram como objetivo apropriar os alunos da linguagem quadrinhística, ocorreu a atividade de produção de textos. Com as HQ produzidas, foi possível observar como ainda resiste a ideia de que os conhecimentos das Ciências são atrelados à sala de aula, sem muita aplicação no mundo externo, bem como questões relacionadas ao ensino tradicional e ao gênero nas ciências. Além disso, alguns textos permitem identificar alguns indicadores de alfabetização científica, enquanto outros mostram que esse processo não foi desenvolvido.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Citação: SANTOS, Maria Bethânia de Siqueira Leite Fochi dos. Histórias em quadrinhos produzidas por alunos de Ensino Médio: identificando sentidos e indicadores de alfabetização científica. 2018. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1157
Data do documento: 19-Fev-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_santos1_2018.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.