Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1175
Tipo: Dissertação
Título: Análise dos efeitos das condições operacionais de um Gaseificador Co-corrente de Duplo Estágio na Qualidade do Gás.
Autor(es): NOGUEIRA, Ana Lisbeth Galindo
Abstract: Neste trabalho o gás gerado em um gaseificador de leito fixo tipo co-corrente com duplo estágio de fornecimento de ar foi avaliado quanto ao seu o teor de alcatrão e porcentual de partículas. Também, foi verificado à fração volumétrica dos gases que o compõem e o seu poder calorífico. Os testes experimentais foram realizados variando as condições operacionais do gaseificador: a vazão de ar entre 18 e 22 Nm,³/h e a relação de ar entre os dois estágios (Ra) entre 0% e 80%, com o propósito de analisar os efeitos destes no teor de alcatrão e material particulado e na composição do gás. Para isso foi utilizado análise estatística e de incerteza, com a finalidade de visualizar os níveis de confiança para cada uma das variáveis medidas no processo de gaseificação, permitindo que os resultados dos testes experimentais tenham um maior grau de confiabilidade. Os resultados mostraram que a relação de ar entre os dois estágios e a vazão de ar têm efeito significativo na variação da temperatura, permitindo uma redução do alcatrão em 87% quando o gaseificador é operado com duplo estágio de fornecimento de ar em comparação quando é operado com um estágio. O gaseificador permite a obtenção de um gás combustível com teores de alcatrão e material particulado de 54,25 ± 0,66 mg/Nm³ e 102,4 ± 1,09 mg/Nm³ respectivamente, utilizando uma vazão total de ar de 20 ± 0,45 Nm³/h e uma relação de ar entre os dois estágios de 80%. Para estas condições, o poder calorífico inferior do gás foi de 4,74 ± 0,5 MJ/Nm³.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: NOGUERA, Ana Lisbeth Galindo. Análise dos efeitos das condições operacionais de um Gaseificador Co-corrente de Duplo Estágio na Qualidade do Gás. 2012. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1175
Data do documento: 22-Jun-2012
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_galindo_2012.pdf2,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.