Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1209
Tipo: Dissertação
Título: A descarga da Sardinha-verdadeira (sardinella brasiliensis) no sul e sudeste do Brasil e suas relações com a temperatura superficial do mar e eventos de El Niño e La Niña.
Autor(es): SILVA, Leonardo Martí da
Abstract: A Sardinha-verdadeira (Sardinella brasiliensis) é um dos mais importantes recursos pesqueiros do Brasil, e tem sua área de ocorrência confinada à Plataforma Continental Sul-Sudeste Brasileira (PCSSB). Essa espécie, assim como sua pesca, sofre impactos naturais e de origem antrópica de diversas naturezas. Este trabalho tem como objetivo comparar as séries temporais da descarga dessa espécie em sua área de ocorrência, com dados de Temperatura Superficial do Mar (TSM e suas respectivas anomalias – ATSM) em anos de ocorrência de eventos ENOS (El Niño de Oscilação Sul, como períodos de “El Niño” e “La Niña”). Foram coletados dados entre o período de 1964 a 2010 para a descarga dessa espécie em sua área de ocorrência, como também séries mensais de janeiro de 1998 a dezembro de 2010, esta exclusivamente para o estado de São Paulo. Além da análise das séries históricas de descarga da espécie, variáveis oceanográficas como a TSM (Projeto Pathfinder), entre os anos de 1985 a 2010 e o períodos de ocorrência de El Niño e La Niña através do Índice Oceânico El Niño (ONI / NOAA), entre 1964 e 2010, foram consideradas. Quando possível, também foram incorporadas variáveis como tamanho da frota autorizada a pescar a sardinha-verdadeira, assim como uma revisão geral sobre o marco legal do setor. A descarga da espécie apresentou seu ápice no ano de 1973 (em torno de 230.000 toneladas) e seu mínimo ocorreu em 2000 (17.000 toneladas). Observou-se uma tendência geral de declínio na descarga dessa espécie ao longo do período analisado. Apesar da “curta” duração (46 anos, de 1964 a 2010) dos dados de descarga, sugere-se a possibilidade da presença de oscilações de ordem pouco superior a década nas variações temporais de descarga de sardinha-verdadeira. Essa hipótese é levantada a partir dos picos de descarga da sardinha-verdadeira nos anos de 1973, 1986, 1997 e 2009. Entretanto, a validade desse modelo e os mecanismos causadores dessa oscilação ainda precisam ser melhor esclarecidos. A TSM para esta área apresentou uma tendência de elevação média a uma taxa de 0,3 °C/década. Também se observou um aumento na amplitude térmica entre as TSM mínimas, médias e máximas, o que suscita questões relacionadas à ecologia da espécie: a sardinha-verdadeira se adaptará a essas novas condições térmicas ou migrará para ambientes cujas temperaturas sejam mais “adequadas”? Não foram observadas correlações estatísticas significativas entre as variáveis analisadas no presente trabalho, o que reforça a necessidade de coleta permanente de dados – inclusive para verificação das hipóteses levantadas, assim como de análises multivariadas entre fatores ambientais, sociais, econômicos e político-institucionais.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: SILVA, Leonardo Martí da. A descarga da Sardinha-verdadeira (sardinella brasiliensis) no sul e sudeste do Brasil e suas relações com a temperatura superficial do mar e eventos de El Niño e La Niña. 2012. 66 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1209
Data do documento: 29-Jun-2012
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_silva3_2012.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.