Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1227
Tipo: Dissertação
Título: Aplicação de Conceitos de Conjuntos Aproximados na Adaptação da Constante de Filtro de Controladores IMC.
Autor(es): RODOR, Fadul Ferrari
Abstract: Este trabalho apresenta um novo método de adaptação da constante de filtro de controladores IMC (Internal Model Control) utilizando conceitos da área dos Conjuntos Aproximados (Rough Sets). A técnica IMC tem alcançado boa aceitação como metodologia eficiente na sintonia de controladores industriais, uma vez que a estrutura de controle resultante pode ser convertida em uma função equivalente de um controlador PID (Proporcional, Integral e Derivativo), estrutura essa muito comum em aplicações reais. Pode-se citar ainda sua simplicidade, robustez e alta capacidade de adaptabilidade. A Teoria dos Conjuntos Aproximados vem sendo aplicada a vários campos das ciências e engenharias com o objetivo de condensar conjuntos de dados, possibilitando representações mais concisas e interpretações mais claras das informações resultantes. Com o objetivo de exemplificar a metodologia proposta, a mesma será aplicada a um sistema de controle nível. Serão feitas simulações com o controlador proposto, e os resultados obtidos serão confrontados com controladores IMC convencionais com diferentes valores de parâmetros do filtro dos controladores empregados. Além dos resultados das simulações numéricas, o método será empregado a um sistema de nível real que será controlado por um sistema de controle desenvolvido em ambiente LabView. Os resultados serão confrontados novamente aos obtidos com controladores IMC convencionais, mas dessa vez aplicados ao mesmo sistema de nível real. A obtenção do modelo matemático do sistema de nível será realizada por meio de técnicas de identificação de sistemas e conhecimentos a priori do comportamento de processos desta natureza.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: RODOR, Fadul Ferrari. Aplicação de Conceitos de Conjuntos Aproximados na Adaptação da Constante de Filtro de Controladores IMC. 2012. 77 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, 2012.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1227
Data do documento: 9-Mar-2012
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_rodor_2012.pdf3,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.