Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1229
Tipo: Dissertação
Título: Automação de rastreamento veicular on-line para análise de risco.
Autor(es): PRETI, Fábio Marin
Abstract: O trabalho intitulado Automação de rastreamento veicular on-line para análise de risco tem como principal objetivo apresentar uma nova metodologia para classificar o grau de risco de um determinado veículo em função do período de permanência em regiões pré-estabelecidas e monitoradas on-line. Para empresas de seguro de veículos, o risco associado refere-se ao valor numérico percentual em que se pode viabilizar o seguro do veículo por um determinado tempo e em função do perfil de cada cliente. Atualmente apenas dados secundários como idade, sexo, número de filhos, moradia, etc. são utilizados para se determinar o grau de risco do assegurado. Este trabalho propõe a utilização de dados primários, obtidos a partir de um sistema de rastreamento veicular em tempo real, desenvolvido por alunos de uma empresa incubada. Esses dados, uma vez obtidos por uma malha de servidores disponíveis em tempo integral, são tratados com a lógica fuzzy com o objetivo de proporcionar uma classificação geral do grau de risco associado a um usuário específico ou simplesmente um usuário típico. Esses resultados podem, portanto, ser utilizados pelas seguradoras, uma vez contratado o serviço, com a classificação detalhada por usuário e definitivamente alterar o método de cálculo do valor da apólice para cada cliente, beneficiando a ambos.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: PRETI, Fábio Marin. Automação de rastreamento veicular on-line para análise de risco. 2011. 118 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, 2011.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1229
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_preti_2011.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.