Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1236
Tipo: Dissertação
Título: Análise de alternativas do transporte multimodal de cargas manufaturadas destinadas à exportação.
Autor(es): AGUIAR, Maira Silva de
Abstract: O transporte multimodal é caracterizado pela utilização de mais de um modal para o transporte de uma mesma carga, com um único conhecimento de cargas. No Brasil, esse sistema é bastante utilizado para transporte de commodities, porém é pouco usado para transporte de produtos manufaturados. Isso se deve, em grande parte, a falta de estudos nessa área e, consequentemente, a falta de conhecimento dos custos e de rotas disponíveis para esse tipo de operação. Diante disso, o objetivo do presente trabalho é avaliar as rotas de transporte multimodal mais atraentes para o escoamento de produtos manufaturados da região do Vale do Paraíba (SP) com destino à exportação. Para tanto, foram identificadas as principais alternativas utilizando os diversos modais disponíveis na região. Com base nos dados obtidos referente aos transportes e nas características dos produtos foram gerados cenários de rotas, que tinham como destino os portos de Santos (SP), Itaguaí (RJ) e São Sebastião (SP) e os aeroportos de Campinas (Viracopos), Guarulhos (Cumbica) e de São José dos Campos. Na estruturação dos cenários foram considerados os fatores tempo e custo de cada trajeto. Depois da simulação, foi feita uma análise multicritério utilizando o AHP (Analytic Hierarchy Process) para identificar quais são as melhores opções para o transporte multimodal de produtos manufaturados, baseado na opinião dos especialistas da área. Os resultados obtidos mostram que a utilização da multimodalidade é viável para exportação de produtos manufaturados, que a combinação rodoviário/ferroviário/marítimo é uma alternativa atraente e que existe necessidade de investimentos em infraestrutura para que as melhores opções encontradas possam ser praticadas.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: AGUIAR, Maira Silva de. Análise de alternativas do transporte multimodal de cargas manufaturadas destinadas à exportação. 2011. 103 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1236
Data do documento: 15-Dez-2011
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0038857.pdf2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.