Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1246
Tipo: Dissertação
Título: Ocorrência e diversidade de fungos micorrízicos arbusculares em um ecossistema cafeeiro submetido a diferentes métodos de controle de plantas daninhas.
Autor(es): SILVE, Emilienne Margueritte
Abstract: A manutenção de uma comunidade diversificada e ativa de fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) em ecossistemas agrícolas é importante para a sustentabilidade das culturas como a do cafeeiro. O manejo eficiente do solo e das culturas parece ser a alternativa mais apropriada para manter ou aumentar a diversidade de espécies e o potencial de inóculo dos FMAs. Esse trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes métodos de controle de plantas daninhas exercidos na entrelinha do cafeeiro, sobre a ocorrência e diversidade deste grupo de microrganismos. A amostragem foi realizada em uma lavoura de café implantada em 1974, na Fazenda Experimental da EPAMIG, em São Sebastião do Paraíso (MG). Os métodos de controle de plantas daninhas, considerados como tratamentos, foram: roçadora, grade, enxada rotativa, herbicidas de pré e pós-emergência, capina manual e sem capina. Foram quantificados atributos micorrízicos como intensidade e porcentagem de colonização, comprimento de micélio ativo e total no solo, densidade e diversidade de esporos, na linha do cafeeiro e na entrelinha, onde foram aplicados os tratamentos. Os métodos de controle de plantas daninhas roçadora e sem capina apresentam um caráter conservativo no que se refere à manutenção ou melhoria de atributos micorrízicos, principalmente com relação à colonização micorrízica, micélio extrarradicular ativo e total, densidade e diversidade na linha do cafeeiro. O uso de herbicidas promove impactos negativos nos FMAs, interferindo a ocorrência do processo simbiótico e podendo comprometer a sustentabilidade deste ecossistema estudado.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: SILVE, Emilienne Margueritte. Ocorrência e diversidade de fungos micorrízicos arbusculares em um ecossistema cafeeiro submetido a diferentes métodos de controle de plantas daninhas. 2011. 66 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1246
Data do documento: 6-Out-2011
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0038925.pdf2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.