Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1252
Tipo: Dissertação
Título: O perfil empreendedor de profissionais dentistas filiados à Associação brasileira de Odontologia - regional Itajubá/MG.
Autor(es): QUEIROZ, Alessandra de Oliveira
Abstract: Na atualidade, observa-se um aumento na concorrência pela captação de pacientes entre os dentistas que prestam serviços nos consultórios particulares. Isto se deve à concentração de profissionais em alguns centros urbanos e ao elevado número de estudantes que se formam todos os anos. Nesse contexto, não bastam aos profissionais conhecimentos específicos da sua área, fazem-se necessários conhecimentos complementares de administração, empreendedorismo, finanças, marketing e gestão estratégica. Estes conhecimentos, embora sejam indicados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Odontologia, aparecem de forma inexpressiva nas matrizes curriculares das instituições de ensino superior, públicas e privadas, de Odontologia no sul de Minas Gerais. O objetivo deste trabalho é identificar o perfil empreendedor dos cirurgiões-dentistas e fazer uma sugestão de ações para capacitar esses profissionais, considerando alguns aspectos como público-alvo, gestão de custos, networking, conhecimento de mercado e empreendedorismo. A metodologia teve uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi conduzida como estudo de caso devido a sua caracterização e sua abrangência ao estudar uma instituição que apresenta características comuns às outras associações de mesma natureza no Brasil. A pesquisa envolveu os profissionais de Odontologia vinculados à Associação Brasileira de Odontologia - ABO regional Itajubá/MG. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado com cinco dimensões e organizado de acordo com a escala Likert. Os resultados demonstraram que houve deficiências em determinadas respostas relativas a algumas dimensões do questionário. Diante deste fato, a ABO regional Itajubá/MG tem o desafio de promover ações para melhorar o perfil empreendedor dos seus associados no consultório.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração
Citação: QUEIROZ, Alessandra de Oliveira. O perfil empreendedor de profissionais dentistas filiados à Associação brasileira de Odontologia - regional Itajubá/MG. 2018. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1252
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018058.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.