Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1261
Tipo: Dissertação
Título: Análises de albedo da superfície a partir de sensoriamento remoto: contribuições para estudos sobre ilha de calor urbano.
Autor(es): GAMARRA, Nancy Laura Rios
Abstract: Nas últimas décadas os produtos das imagens de satélites têm sido amplamente utilizados em diversas aplicações. No caso específico da identificação de Ilhas de Calor Urbanas (ICU), as avaliações de uso e ocupação do solo, distribuição espacial da área urbana, da temperatura e do albedo da superfície (as ) são facilitados por essas observações remotas. Dentro deste contexto, o objetivo principal deste trabalho é verificar as possíveis relações existentes entre as e a temperatura do ar próxima à superfície (Tₐᵣ) com foco na ICU em uma cidade de porte médio (população de aproximadamente 500 mil habitantes). Para tanto, foram utilizados dados estimados de as obtidos do sensor MODIS, instalado abordo dos satélites Terra e Aqua. Os dados de as, com 500 m de resolução espacial e 16 dias de resolução temporal, foram comparados aos dados de Tₐᵣ, medidos por sensores meteorológicos instalados em 13 diferentes sítios na cidade de Londrina (PR), coletados entre junho e agosto de 2011. Os sítios foram escolhidos por possuir diferentes padrões de uso do solo e determinados por uma classificação de cinco tipos de superfícies principais: asfalto, telhado, cobertura vegetal, água e solo exposto. Os resultados mostram variações sazonais doas especialmente nos sítios rurais, isto é, aqueles com maior proporção de cobertura vegetal, e pouca variação nos sítios urbanos, nos quais a proporção de asfalto e telhados supera mais de 50% da área. A amplitude térmica entre os sítios urbanos e os sítios rurais é de 1,1 ºC, enquanto os sítios urbanos e o sítio com água é de 1,3 ºC, isto porque os processos de evaporação e evapotranspiração promovem resfriamento ao transformar calor sensível em calor latente. O coeficiente de correlação linear entre as variáveis as e Tₐᵣ resultou em correlação linear negativa (R = -0,843) entre os sítios urbanos e correlação linear positiva (0,739 < R < 0,974) nos sítios rurais. Tais resultados demonstram sensibilidade da (Tₐᵣ) ás mudanças do (as). O principal aporte deste estudo é a quantificação do albedo da superfície de diferentes categorias de uso do solo, utilizando imagens de satélite, podendo estender-se esta metodologia a outras variáveis importantes nas análises de ICU, como temperatura da superfície, emissividade da superfície e umidade do solo.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: GAMARRA, Nancy Laura Rios. Análises de albedo da superfície a partir de sensoriamento remoto: contribuições para estudos sobre ilha de calor urbano. 2012. 79 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1261
Data do documento: 6-Nov-2012
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0039494.pdf3,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.