Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1262
Tipo: Dissertação
Título: Funcionalização de Fibras Poliméricas com Metais de Transição.
Autor(es): COSTA, André de Oliveira
Abstract: A utilização de materiais poliméricos vem sendo estudada devido à sua ampla aplicação e os dados descritos na literatura indicam que quando dispostos na forma de fibras esses materiais possuem suas propriedades acentuadas devido, por exemplo, a maior superfície de contato. Métodos de funcionalização da cadeia polimérica surgem com a necessidade de obter polímeros com propriedades distintas da matriz polimérica original. Alguns estudos verificam a inserção de partículas metálicas na composição de fibras poliméricas para obter materiais com atividade catalítica. No presente trabalho foi feita a funcionalização do copolímero polimetilmetacrilato-co-acidometacrilico com os metais Fe³⁺, Cr³⁺, Cu²⁺, Co²⁺ e Ni²⁺ para obter suas fibras por meio de eletrofiação. Todos os produtos obtidos foram caracterizados por espectroscopia eletrônica e vibracional e foram verificadas sua estabilidade térmica, propriedades de superfície, propriedades mecânicas e a espessura das fibras obtidas a fim de se comparar com as fibras de copolímero puro. Em todos os espectros eletrônicos foi possível observar o surgimento e o deslocamento de bandas de absorção, além da variação da absorbância. Nas análises vibracionais foi possível observar o deslocamento da banda referente ao estiramento da carbonila para todos os produtos e para os contendo Níquel e Cromo também foi possível verificar alteração na banda de estiramento da hidroxila. Para os materiais obtidos após a funcionalização foi verificado a desproteção térmica após a inserção do metal exceto para o material contendo níquel. Os valores de ângulo de contato mostraram que todas os materiais onde as análises foram possíveis de serem realizadas ocorreu um aumento da hidrofobicidade após a inserção dos metais. As imagens obtidas por microscopia eletrônica de varredura mostraram que todos os materiais obtidos após a inserção do metal no sistema foram formados por fibras de espessura nanométrica, demonstrando que com a inserção dos metais a matriz polimérica tende-se a obter fibras com menor espessura por meio de eletrofiação.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Multicêntrico em Química de Minas Gerais
Citação: COSTA, André de Oliveira. Funcionalização de Fibras Poliméricas com Metais de Transição. 2018. 77 f. Dissertação (Mestrado em Multicêntrico em Química de Minas Gerais) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1262
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018060.pdf5,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.