Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1264
Tipo: Dissertação
Título: Tendências do Gás Natural: Análise de Eficiência em Ciclos Combinados - Estudo de Caso.
Autor(es): PEREIRA, Ielon de Oliveira
Abstract: Nunca se falou tanto em fontes de energia renováveis nos meios acadêmicos como agora no início do século XXI. Com as políticas ambientais consolidadas em conferências como: Rio 92 e Paris 2015, a comunidade científica internacional tem se esforçado para mitigar os impactos ambientais. Atualmente 175 países firmaram o acordo de Paris e o Brasil também tem metas ambiciosas para reduzir a emissão de dióxido de carbono até 2030. De modo particular, o presente trabalho é composto por informações sobre o panorama do gás natural como fonte de energia e uma análise de desempenho entre usinas termoelétricas compostas por ciclos combinados. Apesar de o gás natural ser um combustível fóssil, os seus indicadores de poluentes são menores em relação ao carvão e derivados de petróleo. Além disso, existem grandes reservas de gás natural espalhadas pelo mundo que favorecem a questão econômica, especificamente a produtividade e o consumo. A energia proveniente do gás natural é gerada em ciclos simples e ciclos combinados, sendo que eficiência do segundo sistema, efetivamente, é maior que a eficiência do primeiro. Normalmente, os ciclos combinados operam entre 50% e 55% de eficiência e recentemente, na França, a usina de Bouchain atingiu aproximadamente 62% de eficiência. Para avaliar a performance dos ciclos combinados, foram calculadas as eficiências reais de três usinas: sendo que a primeira obteve 54,73% com gás natural; a segunda com 48,12% operando com o mesmo combustível e 43,13% utilizando óleo diesel; e a terceira com 47,14% utilizando gás natural. Para complementar o estudo de caso foram estimadas as irreversibilidades dos principais equipamentos das usinas.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica
Citação: PEREIRA, Ielon de Oliveira. Tendências do Gás Natural: Análise de Eficiência em Ciclos Combinados - Estudo de Caso. 2018. 137 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1264
Data do documento: Mar-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018061.pdf5,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.