Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1271
Tipo: Dissertação
Título: Efeitos de cepas tóxicas e não tóxicas de Cylindrospermopsis raciborskii sobre aspectos do ciclo de vida de Daphnia laevis (Cladocera, Daphnidae).
Autor(es): RESTANI, Geovana Coura
Abstract: Cylindrospermopsis raciborskii tem sido uma das espécies de cianobactérias de água doces mais difundidas no Brasil e as linhagens brasileiras até então descritas são potencialmente produtoras de saxitoxinas (STXs) (SANT’ANNA et al., 2008). Daphnia laevis é um cladócero de ampla distribuição na América do norte e do sul e tem sido estudado como um possível organismo teste a ser padronizado para uso em ensaios de toxicidade. Dessa forma, o presente trabalho avaliou os efeitos agudos e crônicos em D. laevis expostas a diferentes concentrações de cepas de C. raciborskii, sendo uma produtora e outra não produtora de STXs, isolados de ecossistemas brasileiros. O efeito agudo observado em D. laevis foi caracterizado pela paralisia dos movimentos natatórios, somente para a cepa produtora de STXs. Efeitos crônicos negativos na fecundidade, idade da primeira reprodução e sobrevivência de D. laevis foram observados para ambas as cepas de C. raciborskii, porém mais acentuados para os tratamentos com a cepa produtora de STXs. Os resultados indicaram que D. laevis tem potencial para uso como organismo-teste na avaliação de florações de C. raciborskii.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: RESTANI, Geovana Coura. Efeitos de cepas tóxicas e não tóxicas de Cylindrospermopsis raciborskii sobre aspectos do ciclo de vida de Daphnia laevis (Cladocera, Daphnidae). 2011. 65 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1271
Data do documento: 28-Mar-2011
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0038697.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.