Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1281
Tipo: Dissertação
Título: Síntese de Ferrita de Cobalto-manganês para fotodegradação de Fenol.
Autor(es): PONTES, Afrânio Marx Medeiros
Abstract: Alguns compostos tóxicos apresentam resistência à degradação por tratamentos de efluente usuais. Por isso, há o esforço pelo desenvolvimento de novos métodos capazes de resolver este problema. Assim, estudou-se a utilização de ferritas mistas de cobalto e manganês na degradação do fenol. O método de síntese das ferritas escolhido foi o citrato precursor (Pechini) sob diferentes temperaturas de calcinação em atmosfera oxidante. Para a caracterização dos pós, empregaram-se difratogramas de raios X (DRX), magnetômetro de amostra vibrante (VSM), microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectroscopia por energia dispersiva (EDS), analisador de área superficial (BET) e análise térmica (TG/DTA). As ferritas cristalizaram em estrutura espinélio similar às estruturas de CoFe2O4 e MnFe₂O₄, mas em algumas amostras surgiram as fases α-hematita e bixbyite. O emprego como catalisadores em reação foto-Fenton resultou em 100% de remoção do contaminante em 45 minutos para a ferrita Co₀,₇₅Mn₀,₂₅Fe₂O₄ calcinada a 400 °C, sob exposição à irradiação ultravioleta (365 nm) e pH 2,5, um bom resultado de catálise comparado à literatura.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Materiais para Engenharia
Citação: PONTES, Afrânio Marx Medeiros. Síntese de Ferrita de Cobalto-manganês para fotodegradação de Fenol. 2012. 80 f. Dissertação (Mestrado em Materiais para Engenharia) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1281
Data do documento: 29-Fev-2012
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0039012.pdf2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.