Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1291
Tipo: Dissertação
Título: Análise das variações do nível médio do mar (NMM) em Ubatuba (SP) a partir de dados maregráficos.
Autor(es): VALENTIM, Samuel Soares
Abstract: O presente estudo tem por objetivo geral avaliar a variação do nível médio do mar (NMM) na região costeira de Ubatuba (SP) a partir de dados maregráficos. Dentre os objetivos específicos, destacam-se a estimativa de tendências de variação do nível do mar e do NMM, além da correlação entre os dados de intensidade do vento remoto e a variação do NMM. O período analisado vai de 1/1/1978 a 31/12/2000, a partir de registros maregráficos coletados na base do IOUSP em Ubatuba (SP). A série temporal de nível do mar foi dividida em três períodos: i) 1978-1983; ii) 1987-1993 e 1994-2000, sendo que em 1984 e 1985 não houve dados, enquanto os de 1986 apresentaram anomalias, sendo ambos descartados da análise ora apresentada. Após a análise de tendência do NMM, foram removidas a média e a tendência do conjunto original de dados, de modo que foram preenchidos com zeros os períodos em que havia lacunas. Utilizou-se o filtro de passa-baixa cosseno de Lanczos de 40 horas, em que foram feitas duas filtragens consecutivas, cada uma com 41 pesos, seguida pela posterior aplicação de análise espectral no domínio da frequência. Para os dados de intensidade de vento, foi considerado um ponto de grade do Projeto Reanalysis, do modelo global NCEP/NCAR, localizado na região marinha adjacente à área de estudo. Para o cálculo da correlação cruzada, o filtro aplicado aos dados de vento e de NMM teve uma janela de 36 horas, uma vez que os dados de vento são estimados a cada 6 horas. Na análise de correlação cruzada entre os ventos paralelo e perpendicular à costa com o NMM, que contou com a inclusão de graus de liberdade, foram obtidos os respectivos coeficientes de correlação. Os resultados da análise de tendência indicam uma subida do NMM nos períodos de 1977-1983 e de 1987-1993, e para uma descida do NMM para o 3° período (1994-2000). Os resultados indicam que houve a remoção completa das componentes semidiurna e diurna de maré astronômica ao longo dos três períodos. O vento paralelo à costa apresentou um coeficiente de correlação máximo em torno de 0,6, com 99% de confiança estatística. Os resultados de correlação do vento perpendicular e nível não foram significativos. Com isso, conclui-se que o vento paralelo pode afetar o NMM com uma confiança estatística de 99% e que o Transporte de Ekman deve ter um papel importante na modulação do NMM na área da região costeira de Ubatuba (SP).
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: VALENTIM, Samuel Soares. Análise das variações do nível médio do mar (NMM) em Ubatuba (SP) a partir de dados maregráficos. 2012. 86 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1291
Data do documento: 2-Fev-2012
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0038933.pdf3,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.