Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1292
Tipo: Dissertação
Título: Diagnóstico termodinâmico aplicado a um sistema de refrigeração por compressão de vapor.
Autor(es): MENDES, Tiago
Abstract: Atualmente verifica-se uma maior utilização de processos para conservação e produção de alimentos através de refrigeração, assim como o aumento da de_ manda por ambientes climatizados em diversos seguimentos da sociedade. Assim, é de extrema importância que se obtenha cada vez mais controle sobre os equipamentos utilizados nessas instalações, com o intuito de fazer com que operem com a máxima eficiência em todas as condições. Isto permite obter uma redução significativa do consumo de energia a nível global, uma vez que os equipamentos de refrigeração e ar condicionado são grandes consumidores de eletricidade, principalmente no setor terciário. No presente trabalho efetua-se uma revisão bibliográfica sobre os métodos de diagnóstico termodinâmico aplicados a sistemas de refrigeração e ar condicionado. Em seguida, são desenvolvidos modelos matemáticos para simulação dos principais equipamentos de um sistema de refrigeração, de forma que seja possível aplicar o diagnóstico termodinâmico ao mesmo. Através dos modelos computacionais podem ser simuladas diversas condições de operação, e calculados os índices de desempenho dos sistemas e dos equipamentos individuais, podendo assim determinar as consequências de anomalias operacionais sobre o desempenho dos mesmos. Por último uma aplicação de diagnóstico termoeconômico em formato de um estudo de caso, contemplando um sistema de refrigeração é apresentada e seus resultados discutidos.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica
Citação: MENDES, Tiago. Diagnóstico termodinâmico aplicado a um sistema de refrigeração por compressão de vapor. 2012. 179 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1292
Data do documento: 29-Fev-2012
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0038923.pdf2,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.