Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1297
Tipo: Dissertação
Título: Mitigação de problema de ressonância harmônica de banco de capacitores instalados na rede de distribuição.
Autor(es): MINAMIZAKI, Gislaine Midori
Abstract: Apesar dos benefícios oferecidos pela instalação de bancos de capacitores ao longo da rede, a ressonância harmônica também deve ser considerada já que os problemas relacionados aos harmônicos têm crescido nos sistemas de média tensão devido ao aumento de novas cargas não-lineares conectadas na rede e, somada com a distorção de tensão causada pela ressonância harmônica, os limites estabelecidos pela ANEEL podem ser excedidos. Com base neste problema, o objeto de estudo desse trabalho é o caso de uma rede de distribuição da CPFL Paulista que atende cargas perturbadoras. Durante a semana, os níveis de distorção harmônica de tensão estavam dentro dos limites permitidos. Porém nos finais de semana, quando a maioria das cargas não-lineares estava desligada, os limites eram excedidos. Para entender este fenômeno, cinco medições foram instaladas em pontos estratégicos da rede de distribuição nos quais os bancos de capacitores foram desligados um de cada vez, com uma semana de defasagem. Após análises de medição e operação dos bancos de capacitores, foi possível concluir que este alimentador apresentava características de ressonância harmônica com os bancos de capacitores. Este trabalho propõe três diferentes abordagens para solucionar o problema de distorção harmônica nesta rede utilizando o ATP Draw como ferramenta de simulação. Como análise final, foram realizadas análises dos transitórios causados pela energização de bancos de capacitores próximos (back to back) e da possibilidade de realizar as operações com chaves tiristorizadas sincronizadas.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: MINAMIZAKI, Gislaine Midori. Mitigação de problema de ressonância harmônica de banco de capacitores instalados na rede de distribuição. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1297
Data do documento: 6-Dez-2011
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0038719.pdf3,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.