Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1301
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação comparativa dos processos de soldagem GMAW e FCAW utilizando aço ASTM A-36 para verificar a soldabilidade, propriedades metalúrgicas e geométricas, e resistência mecânica.
Autor(es): BARBEDO, Nancy Del Ducca
Abstract: Atualmente, na indústria metal-mecânica um dos principais objetivos é a busca da maior produtividade com o menor custo de fabricação. Neste âmbito, na área de soldagem têm sido utilizados vários processos dentre os quais, tem-se destacado o processo GMAW (Gás Metal Arc Welding) e FCAW (Flux Cored Arc Welding). Com o intuito de comparar o desempenho destes dois processos no que se refere à qualidade da junta soldada, neste trabalho, as soldas foram feitas na posição plana e em chanfro em chapas de aço carbono ASTM A-36. Para o delineamento dos experimentos e posterior análise da influência dos parâmetros, utilizou-se uma ferramenta estatística baseada na técnica do projeto e análise de experimentos, DOE, aplicados através do software Minitab. Neste quesito variou-se a tensão, corrente e velocidade de soldagem em ambos os processos. Na primeira etapa foram analisadas a soldabilidade e as propriedades geométricas dos aços soldados nos dois processos em soldas na posição plana. Na segunda etapa, as soldas foram realizadas em chanfro, onde foram verificadas as propriedades metalúrgicas e resistência mecânica, utilizando os melhores parâmetros encontrados na posição plana. Ambos os processos tem características distintas em relação às propriedades metalúrgicas, porém os dois tiveram boa soldabilidade e resistência mecânica satisfatória.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica
Citação: BARBEDO, Nancy Del Ducca. Avaliação comparativa dos processos de soldagem GMAW e FCAW utilizando aço ASTM A-36 para verificar a soldabilidade, propriedades metalúrgicas e geométricas, e resistência mecânica. 2011. 68 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1301
Data do documento: 18-Out-2011
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0038675.pdf6,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.