Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1308
Tipo: Dissertação
Título: Projeção do crescimento do mercado brasileiro para as pequenas centrais hidrelétricas (PCH´s).
Autor(es): PIZZOL, Camila Candido Santos
Abstract: A energia sempre foi relacionada ao crescimento econômico de um país. Muitos países vêm tentando tornar sua matriz elétrica mais limpa utilizando fontes alternativas de energia como a hídrica, biomassa, solar e eólica. O Brasil desde 1950 vem investindo e realizando muitos estudos baseados na energia hidráulica devido à grande riqueza de recursos hídricos existentes no país. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica- ANEEL (2011) a matriz de geração elétrica brasileira é composta por aproximadamente 73% de energias renováveis, sendo, 66% vindas da geração por fonte hídrica, 6,83% de biomassa e 0,90% de energia eólica. O presente estudo projeta os dados de capacidade instalada exclusivamente das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s) usando três metodologias. A primeira delas utiliza o método de projeção de crescimento logístico, a segunda, o método da taxa decrescente de crescimento e a terceira, relaciona a capacidade instalada com o Produto Interno Bruto (PIB), proposta por Tiago Filho, Barros e Silva (2011). Foi possível refletir como o governo brasileiro tem feitos suas previsões e como têm tratado dessa questão. Através do estudo realizado observou-se que o crescimento projetado pelo governo indicou aproximação com a curva da taxa decrescente de crescimento com potência de saturação de 25.000 MW mostrando uma visão não tão otimista. Com a previsão do crescimento da demanda de energia no país e da capacidade instalada ao sistema haverá necessidade de novas instalações e investimentos futuros. Com os valores do acréscimo da capacidade Instalada, pôde-se verificar a quantidade anual de empregos que serão gerados, assim como os impostos, que por sua vez serão revertidos em benefícios à sociedade.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: PIZZOL, Camila Candido Santos. Projeção do crescimento do mercado brasileiro para as pequenas centrais hidrelétricas (PCH´s). 2011.138 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1308
Data do documento: 18-Ago-2011
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0038631.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.