Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1310
Tipo: Dissertação
Título: Identificação, avaliação e gestão de risco de investimentos em eficiência energética.
Autor(es): ARAGÓN, Carolina Salazar
Abstract: Este trabalho desenvolve a aplicação de ferramentas de diagnóstico energético em uma empresa do setor industrial com o objetivo de avaliar a eficiência com que esta opera e identificar os desperdícios de energia, e seu respectivo potencial de economia. Entretanto, para melhorar a eficiência energética e alcançar as economias de energia que podem ser obtidas com a mesma, são necessários investimentos, que também são determinados com o diagnóstico energético feito. Não obstante, estes investimentos estão limitados pela disponibilidade de capital e, consequentemente, sua viabilidade deve ser avaliada. Porém, diversos autores afirmam que há falhas nas análises desta área, especialmente na avaliação do risco para estes investimentos, pois embora o payback seja o critério mais utilizado, não é o mais conveniente. Assim, o uso do citado critério tem levado os tomadores de decisões a rejeitar opções de investimento em eficiência que são rentáveis e de baixo risco, ao limitar sua decisão a períodos curtos de recuperação, o que tem se convertido num obstáculo para os investimentos em eficiência energética. Portanto, o objetivo deste trabalho é identificar os investimentos em eficiência energética por meio do uso de ferramentas de diagnóstico energético, avaliar sua viabilidade considerando a incerteza associada às variáveis que determinam as economias de energia e seu efeito sobre estas, através da modelagem e simulação. Com as análises feitas, foi possível determinar que a empresa pode reduzir seu consumo energético não associado à produção em até 60%, e que as medidas propostas para diminuir este consumo e melhorar a eficiência energética, são investimentos que apresentam uma boa relação retorno-risco. Por fim, a aplicação realizada auxilia o tomador de decisões ao lhe permitir conhecer todo o processo, desde a análise de engenharia até a análise econômica para a melhoria da eficiência energética da empresa.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: ARAGÓN, Carolina Salazar. Identificação, avaliação e gestão de risco de investimentos em eficiência energética. 2011. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1310
Data do documento: 26-Set-2011
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0038653.pdf926,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.