Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1315
Tipo: Dissertação
Título: Cafeicultura no Sul de Minas Gerais: Estudo transversal sobre a saúde dos agricultores expostos a agrotóxicos.
Autor(es): MELLO, Carolina Motta de
Abstract: A extensiva dependência química do setor agrícola representa um grave problema de saúde pública. O complexo agroindustrial do café é um dos mais tradicionais e importantes da economia brasileira. No Estado de Minas Gerais representa um segmento social e econômico expressivo. Este estudo transversal foi realizado no sul de Minas Gerais, em dois municípios com predominante atividade cafeeira, São Gonçalo do Sapucaí e Silvanópolis. Este trabalho teve como objetivos traçar o perfil do trabalhador rural da cafeicultura e verificar as variáveis de importância associadas com a ocorrência de sintomas relacionados à exposição a agrotóxicos no cultivo do café. Um questionário foi aplicado em uma amostra de 412 trabalhadores e uma análise de regressão logística não-condicional progressiva foi aplicada. Análises univariadas foram conduzidas para identificar variáveis potencialmente significantes com p < 0,25. Foi aplicado o método da razão da verossimilhança para definir as variáveis de significância no modelo final. Gradientes de exposição a agrotóxicos foram estabelecidos, basicamente, pelas etapas de trabalho na lavoura. A média de idade da amostra estudada foi de 44,4 anos, sendo 49,3% do sexo feminino e 50,7% do masculino. Da população analisada, 59,2% relataram sintomas típicos de intoxicação subaguda. A grande maioria (91,5%) respondeu conhecer os efeitos deletérios inerentes à exposição a agrotóxicos. Um dos modelos ajustados encontrado foi o referente à variável dependente sentir-se mal no trabalho (MALEST), tendo como significantes as variáveis: pertencer ao gênero masculino que apresentou razão de chance de prevalência (RC) ajustada para ocorrência de sintomas de 0,54 (IC 95% 0,36 – 0,81); já internado por intoxicação com agrotóxicos de 3,26 (IC 95% 1,08 – 9,82); viver na área de residência rural de 2,17 (IC 95% 1,20 – 3,93) e tipo de relação trabalhista assalariado ou temporário de 2,32 (IC 95% 1,08 – 4,95). Foram também identificados modelos para os 58% mais prevalentes dos sintomas relatados: dor de cabeça, irritação nos olhos, tontura, irritação no nariz e irritação na garganta. O estudo transversal, com seus limites, permitiu analisar as variáveis que apresentaram associação significante com o relato de sintomas. Além disso, pode oferecer contribuição para medidas de prevenção, como mais um argumento para esta questão relevante de saúde pública, que compreende a presença massiva e abusiva de agrotóxicos na produção agrícola.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: MELLO, Carolina Motta de. Cafeicultura no Sul de Minas Gerais: Estudo transversal sobre a saúde dos agricultores expostos a agrotóxicos. 2011. 206 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1315
Data do documento: 23-Set-2011
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0038605.pdf3,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.