Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1318
Tipo: Dissertação
Título: Análise do processo de desenvolvimento de produtos nas empresas do vale da eletrônica.
Autor(es): XAVIER, Amanda Fernandes
Abstract: O setor eletroeletrônico vem ganhando cada vez mais destaque no cenário econômico atual, permeando praticamente todos os setores industriais e sendo um dos principais difusores da inovação. O segmento de equipamentos de telecomunicações é um dos que mais se destaca neste setor, principalmente nas empresas inseridas no arranjo produtivo local (APL) do vale da eletrônica, no sul de Minas Gerais. Este arranjo atende a 70% do mercado nacional de radiodifusão e é um dos pioneiros nas pesquisas, produção de conversores e na transmissão de sinal no contexto do sistema da TV Digital sendo, em virtude disso, escolhido como unidade de análise da presente pesquisa. Este trabalho tem como objetivo realizar um diagnóstico das práticas do processo de desenvolvimento de produtos (PDP), verificando como cada uma das suas etapas e atividades pode ser delineada para apoiar o processo de inovação das empresas do ramo eletroeletrônico estudado. Utilizou-se o método de estudos de casos múltiplos e os instrumentos de coleta de dados foram entrevista com questionário semiestruturado, observações não participantes e consulta a documentos internos das organizações. Dentre os principais resultados, destaca-se a importância de se ter um PDP estruturado e constantemente atualizado, assim como as áreas de apoio, guiando as equipes e garantindo a qualidade do processo e produto através da padronização. Derivaram-se, ainda, propostas de melhorias às empresas para elevar seu nível de maturidade e, consequentemente, sua vantagem competitiva no mercado.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: XAVIER, Amanda Fernandes. Análise do processo de desenvolvimento de produtos nas empresas do vale da eletrônica. 2011. 218 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1318
Data do documento: 26-Set-2011
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_ 0038611.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.