Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1326
Tipo: Dissertação
Título: Uso do RTDS em testes de esquemas de teleproteção aplicando o padrão IEC 61850.
Autor(es): GUERRERO, Carlos Alberto Villegas
Abstract: Este trabalho de dissertação propõe dois circuitos de teste para esquemas de teleproteção DCB (Directional Comparison Blocking) utilizando o Simulador Digital em Tempo Real (RTDS – Real Time Digital Simulator). A metodologia aplicada é baseada na modelagem de esquemas de controle, que ao serem operados em tempo real, podem interagir com os esquemas lógicos de teleproteção dos relés utilizados. Cada circuito de teste propõe técnicas diferentes de funcionamento. O primeiro emprega nas interfaces do esquema de teleproteção, as típicas entradas e saídas binárias dos dispositivos envolvidos. O segundo implementa as mesmas interfaces através da configuração de mensagens GOOSE, aplicando os aspectos relevantes do padrão IEC 61850. Ambos os circuitos são avaliados em tempo real através de simulações no módulo RunTime do programa RSCAD, o software do RTDS. Vários tipos de faltas são aplicados com o intuito de verificar o desempenho do esquema de teleproteção. A comparação dos resultados obtidos nos testes aplicando interface convencional e GOOSE mostrará o impacto do padrão IEC 61850 nos esquemas de teleproteção.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: GUERRERO, Carlos Alberto Villegas. Uso do RTDS em testes de esquemas de teleproteção aplicando o padrão IEC 61850. 2011. 157 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1326
Data do documento: 7-Out-2011
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0038679.pdf6,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.