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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1333
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | CONTI, Laís Rezende Serrano | - |
dc.date.issued | 2011-09-30 | - |
dc.identifier.citation | CONTI, Laís Rezende Serrano. Melhoria do sistema de gestão de ferramentais de manutenção aeronáutica utilizando a tecnologia de identificação automática de dados. 2011. 153 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1333 | - |
dc.description.abstract | Aeronaves são projetadas de forma a atenderem à requisitos de aeronavegabilidade, segurança e manutenibilidade. Nesse contexto, a aplicação de novas tecnologias, que possam contribuir para o aumento da segurança de vôo, através da melhoria da rastreabilidade e do aumento da eficiência na manutenção, é fundamental para a competitividade de empresas aeronáuticas. A tecnologia de identificação e captura automática de dados e sistemas de computação móvel - AIDC (Automatic Identification and Data Capture), quer seja através de código de barras ou da identificação por rádio-frequência, vem se disseminando mundialmente, notadamente na gestão de materiais, na medida em que possibilita aumentar a velocidade e a qualidade do fluxo de informações. O tema desta dissertação é a análise da contribuição dessa tecnologia como ferramenta de melhoria do sistema de gestão e utilização de ferramentais de manutenção aeronáutica; com enfoque na rastreabilidade da atividade e dos ferramentais. Na pesquisa, de natureza aplicada, de abordagem descritiva e qualitativa, foi utilizado o método da Pesquisa-Ação. A amostragem selecionada foi um processo específico de manutenção e o lote de ferramentais utilizados neste processo, na qual várias proposições de identificação eletrônica foram consideradas. Os tempos de preparação foram medidos antes e após a aplicação da tecnologia selecionada, para fins de análise comparativa dos benefícios alcançados. Os resultados demonstram que a tecnologia AIDC, mais especificamente com utilização de código de barras bidimensional DataMatrix, associada à tecnologia de marcação direta de peças – DPM (Direct Parts Marking) pode contribuir, de maneira significativa, para a melhoria da produtividade, da rastreabilidade e da redução de custos na atividade de manutenção e na gestão de ferramentais, neste caso, com benefícios mensuráveis. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Melhoria do sistema de gestão de ferramentais de manutenção aeronáutica utilizando a tecnologia de identificação automática de dados. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 153 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Manutenção Aeronáutica | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Rastreabilidade | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Ferramentais | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Identificação Eletrônica | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Código de Barras | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Marcação Direta de Peças | pt_BR |
dc.keywords.english | Aircraft maintenance | pt_BR |
dc.keywords.english | Traceability | pt_BR |
dc.keywords.english | Tools | pt_BR |
dc.keywords.english | Electronic Identification | pt_BR |
dc.keywords.english | Barcode | pt_BR |
dc.keywords.english | Direct Parts Marking | pt_BR |
dc.orientador.principal | MONTEVECHI, José Arnaldo Barra | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.pg.area | Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.date.available | 2018-06-07T18:21:48Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-07T18:21:48Z | - |
dc.publisher.department | IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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