Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1337
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação e identificação da toxicidade de amostras de água e sedimento do reservatório de Funil, RJ.
Autor(es): MATOS, Mariana de Freitas
Abstract: O Reservatório da Usina Hidrelétrica de Funil, inserido na bacia do Rio Paraíba do Sul, recebe o aporte contínuo de nutrientes, apresentando características de um sistema altamente eutrofizado, com intensas florações de cianobactérias. Estudos comprovaram a presença de diversos contaminantes na água e no sedimento do reservatório, assim como ensaios de toxicidade com organismos zooplanctônicos tem mostrado efeitos agudos e crônicos. Este trabalho teve como objetivo identificar os possíveis compostos ou classe de compostos causadores da toxicidade, através da utilização dos procedimentos de Avaliação e Identificação de Toxicidade (AIT). Foram realizadas três amostragens de água superficial e sedimento em dois pontos do reservatório, sendo que para o sedimento, os ensaios foram conduzidos com a fase líquida, a partir da extração da água intersticial, de acordo com os procedimentos da Fase I da AIT propostos pela USEPA (1991; 2007). Os ensaios de toxicidade iniciais mostraram efeito agudo a Daphnia similis nas amostras de água das três campanhas de campo (abril e outubro/2010, janeiro/2011) e apenas na primeira para a amostra de sedimento. Os resultados indicaram que a toxicidade da água é devida a compostos orgânicos ácidos ou básicos, que sofreram degradação, oxidação ou volatilização e não apenas à presença de cianobactérias comumente encontradas no reservatório, visto que a água perde sua toxicidade rapidamente (menos de uma semana). Para a amostra de sedimento, a toxicidade pode ser causada pela presença de metais, amônia e compostos orgânicos pH dependentes. Trata-se de uma primeira tentativa de identificação dos compostos causadores de toxicidade realizada no Reservatório de Funil, cujos resultados necessitam ser refinados, principalmente no que tange às causas da perda de toxicidade da água em curto período de tempo. Por outro lado, a metodologia usada pode servir como suporte a estudos de recuperação deste ecossistema.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: MATOS, Mariana de Freitas. Avaliação e identificação da toxicidade de amostras de água e sedimento do reservatório de Funil, RJ. 2011. 59 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1337
Data do documento: 27-Jun-2011
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0038623.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.