Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1345
Tipo: Dissertação
Título: Análise dos efeitos da radiação solar ultravioleta (r-uv) em populações habitantes a diferentes altitudes.
Autor(es): COARITI, Jaime Rodriguez
Abstract: A exposição inadequada à R-UV aumentou a incidência de câncer de pele e outras doenças da pele de forma significativa no mundo. Diante da relevância deste problema no que concerne à saúde pública, este trabalho teve como objetivos: a) realizar uma avaliação sobre a R-UV e seus efeitos sobre as fotodermatoses; b) desenvolver projeções de prognóstico sobre as fotodermatoses em algumas cidades brasileiras e bolivianas; e, c) propor medidas preventivas e educativas com vistas à mitigação dos efeitos negativos da exposição excessiva à R-UV. Foram definidas três cidades brasileiras caracterizadas por possuir um clima tropical (São Paulo-SP, Ilhéus-BA e Itajubá-MG) e, três cidades bolivianas caracterizadas por estarem localizadas a altitudes elevadas acima de 3800 m (La Paz, El Alto e Coroico). A metodologia utilizada para este trabalho foi dividida em duas partes independentes, mas complementares. Uma destina-se à área médica. Na Bolívia, os dados de saúde foram obtidos no hospital “Caixa Nacional de Saúde”. Além disso, em janeiro de 2011 foi aplicado um questionário adaptado da classificação de Fitzpatrick, para determinar o fototipo dos pacientes bolivianos. No Brasil, os dados foram obtidos do banco de dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Estas duas bases de dados permitiram avaliar as prevalências das principais doenças causadas e agravadas pela R-UV em cada país. A outra parte do estudo corresponde à física da R-UV, expressa através do IUV (valor numérico que expressa a intensidade da R-UV incidente sobre a superfície da Terra). Na Bolívia, foram feitas medições simultâneas nas três cidades supracitadas, onde todo o experimento foi realizado entre dezembro de 2009 e março de 2010; no Brasil, as medições de IUV foram realizadas entre os anos de 2005 e 2009. Os resultados da pesquisa apresentaram IUVs elevados e uma porcentagem significativa de doenças dermatológicas correspondentes às fotodermatoses. Concluiu-se que existe uma necessidade imediata de incorporação de medidas de prevenção e conscientização da população, através de medidas simples como o incentivo ao uso habitual de métodos de proteção individual, tais como o uso de camisa de manga longa, bonés, óculos com proteção UV, e protetores solares, além do incentivo à consulta periódica a um médico.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: COARITI, Jaime Rodriguez. Análise dos efeitos da radiação solar ultravioleta (r-uv) em populações habitantes a diferentes altitudes. 2011. 69 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1345
Data do documento: 21-Jun-2011
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0038687.pdf8,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.