Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1348
Tipo: Dissertação
Título: Efeitos da aplicação de fitomassa de leguminosas arbóreas na qualidade do solo e produtividade da lavoura cafeeira.
Autor(es): OLIVEIRA, Heloísa Misae Tavares de
Abstract: O uso de fitomassa de leguminosas na lavoura cafeeira surge como alternativa para Agregar valor ambiental ao produto e reduzir os custos de produção do café. O presente trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos nos atributos físicos, químicos e microbiológicos do solo, produtividade cafeeira e potencial de substituição de fertilizantes resultante da adição de fitomassa de quatro leguminosas arbóreas ao longo de 7 anos (Cajanus cajan, Mimosa scabrella, Leucoena leucocephala e Acassia mangium). O estudo foi conduzido em lavoura cafeeira situada na área experimental da EPAMIG de S. S. do Paraíso, MG. Foi verificado significativo potencial de substituição de fertilizantes por fitomassa de leguminosa, com efeito benéfico na qualidade química do solo, porém não foi observada melhoria na produção de grãos.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: OLIVEIRA, Heloísa Misae Tavares de. Efeitos da aplicação de fitomassa de leguminosas arbóreas na qualidade do solo e produtividade da lavoura cafeeira. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1348
Data do documento: 30-Mar-2011
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0038265.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.