Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1350
Tipo: Dissertação
Título: Correlações entre transporte de sedimentos e parâmetros de qualidade da água.
Autor(es): SILVEIRA, Thamara Ana Fernandes
Abstract: A perda de solo devido à erosão hídrica tem atingido níveis alarmantes, devido às inadequadas práticas de uso e conservação do solo. Para auxiliar a mensuração e controlar as consequências da erosão, elaboraram-se metodologias para definir limites de perda de solo considerados toleráveis. Todavia, verifica-se a necessidade de incluir aspectos ambientais nestas metodologias. Assim, neste trabalho buscou-se, correlações entre transporte de sedimentos e parâmetros de qualidade da água, a fim de subsidiar os estudos de limites de perdas de solo, além de facilitar e diminuir o custo do monitoramento da qualidade de corpos d’água. O estudo foi realizado na Fazenda experimental Canchim da Embrapa Pecuária Sudeste, no município de São Carlos, SP, na micro bacia hidrográfica do Canchim, a partir de dados mensais do ano de 1999, simulados pelo modelo hidrossedimentológico AVSWAT, por Silva (2004) relativo ao PRODOC-CAPES/PPG-SEA – EESC/USP. Os parâmetros avaliados foram: nitrogênio orgânico, nitrato, nitrito, amônio, fósforo orgânico, fósforo solúvel, fósforo mineral, demanda bioquímica de oxigênio, oxigênio dissolvido e sedimentos. As correlações foram executadas nos softwares STATDISC 11.0 e Excel – Office 2007. Em relação aos gráficos da concentração de sedimentos com as respectivas concentrações de nutrientes, encontrou-se correlação linear positiva para nitrogênio orgânico, fósforo orgânico e fósforo mineral. Em relação aos gráficos das massas totais de sedimentos com as respectivas massas de nutrientes e parâmetros ambientais, encontrou-se correlação linear positiva com o nitrogênio orgânico, fósforo orgânico, amônio e demanda bioquímica de oxigênio. Para o nitrogênio orgânico e fósforo orgânico houve correlação linear positiva tanto quando se considerou as concentrações de sedimentos e nutrientes quanto quando se considerou as quantidades totais de ambos. Para os nutrientes e parâmetros ambientais que não apresentaram um comportamento único nas correlações, e mesmo para os nutrientes que apresentaram um comportamento padrão, sugere-se mais pesquisas para confirmá-los, uma vez que o escoamento superficial e consequentemente o arraste de nutrientes dependem de diversos fenômenos que interagem entre si.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: SILVEIRA, Thamara Ana Fernandes. Correlações entre transporte de sedimentos e parâmetros de qualidade da água. 2011. 100 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1350
Data do documento: 1-Jul-2011
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0038273.pdf11,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.