Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1355
Tipo: Dissertação
Título: Uma contribuição para projetos de transformadores monofásicos de média tensão.
Autor(es): NUNES, Arimatéa Araújo
Abstract: O transformador é responsável por cerca de 33,3% das perdas elétricas totais no sistema em que opera, perdas que implicam em custos para as distribuidoras de energia e para os consumidores. Diante deste fato, este trabalho propõe algumas soluções para a eficientização do sistema elétrico de distribuição, com foco nos transformadores monofásicos. As soluções apresentadas se baseiam na análise do investimento, redução de perdas e retorno financeiro para transformadores que operam com baixo carregamento. Transformadores com carregamento reduzido devem ter a atenção do projetista voltada as perdas em vazio, visto que, nesta condição, as perdas em carga são reduzidas. Para isto é considerada uma técnica já difundida, como o uso de núcleo amorfo, assim como uma nova proposta, considerando o incremento da impedância percentual. Ao contrário do senso comum, o aumento da impedância percentual pode resultar em um transformador com menor custo e menores perdas em vazio que, se utilizado sob condições de baixo carregamento, pode apresentar menores perdas totais. Ainda foram desenvolvidos projetos com alumínio como material condutor. Esta pesquisa teve como objetivo uma análise técnica/financeira sobre a utilização deste material ao invés do cobre. Todo o estudo foi conduzido analisando-se projetos desenvolvidos através de uma rotina computacional específica para geração de projetos e busca dos resultados mais eficientes. Para isto são utilizados dados obtidos por meio de fabricantes e medições de carga do sistema de distribuição da AES Sul – Distribuidora Gaúcha de Energia. Os resultados apresentados possibilitam às concessionárias de energia diminuir suas perdas em áreas rurais, utilizando tecnologias de baixo custo.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: NUNES, Arimatéa Araújo. Uma contribuição para projetos de transformadores monofásicos de média tensão. 2011. 100 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1355
Data do documento: 3-Mar-2011
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0038277.pdf6,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.