Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1360
Tipo: Dissertação
Título: Estudo dos componentes ópticos do espectrógrafo coudé do observatório do Pico dos Dias e proposta para sua melhoria.
Autor(es): CARVALHO, Juarez Barbosa de
Abstract: O Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) opera o Observatório do Pico dos Dias (OPD) desde 1980. Entre as metas de seu plano diretor está a otimização e melhoria da instrumentação astronômica dos observatórios que o LNA, incluindo o OPD. Dentre os instrumentos mais utilizados deste observatório está o espectrógrafo Coudé, que é um espectrógrafo óptico de alta resolução espectral, instalado no telescópio Perkin-Elmer de 1,60m. Neste trabalho caracterizamos os componentes ópticos do espectrógrafo Coudé do OPD com o objetivo de propor manutenções, modificações e aperfeiçoamentos em seus componentes para melhorar a sua eficiência global e competitividade. Apresentamos as medidas de eficiência da rede de difração (600 l/mm), dos espelhos, lentes e fenda. Verificou-se que dentre os componentes aqueles que causam mais perdas são a fenda, por limitar a quantidade de luz que alimenta o espectrógrafo em condições de seeing mediano e ruim e os conjuntos de espelhos de transferência, que tem coatings especiais em função do comprimento de onda a ser observado, mas cujos coatings estão desgastados afetando muito a eficiência do instrumento. Comparando-se os resultados obtidos neste trabalho com dados de fabricantes/padrões, simulações e a caracterização observacional realizada anteriormente e concluímos que os resultados são compatíveis, validando assim nossa análise. Propondo-se a utilização de um dispositivo óptico image slicer ou algum sistema de arranjo com fibras ópticas (e.g. IFU) para substituir a fenda ou ainda sistemas que empreguem óptica adaptativa para aumentar a eficiência na fenda sem perdas na resolução. Outra medida recomendada seria a troca do coating especial dos espelhos por um coating de banda larga de nova geração.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Matemática
Citação: CARVALHO, Juarez Barbosa de. Estudo dos componentes ópticos do espectrógrafo coudé do observatório do Pico dos Dias e proposta para sua melhoria. 2011. 58 f. Dissertação (Mestrado em Física e Matemática Aplicada) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1360
Data do documento: 30-Jun-2011
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0038292.pdf8,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.