Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/137
Tipo: Dissertação
Título: Estudo do reaproveitamento do Aço AISI 52100 pela rota de Metalurgia do pó utilizando moagem de Alta Energia.
Autor(es): KUFFNER, Bruna Horta Bastos
Abstract: O aço AISI 52100 é um aço ferramenta utilizado na indústria em diversas aplicações, como na produção de dispositivos de extrusão e na fabricação de rolamentos. Após atingir o final da sua vida útil, estes componentes mecânicos possuem duas possíveis destinações: A refusão ou o descarte em depósitos, sendo ambos considerados processos geradores de poluição ambiental. Optou-se pela rota de metalurgia do pó como alternativa para o reaproveitamento deste aço, produzindo um novo material com resistência mecânica desejável. As etapas realizadas incluem a usinagem do tarugo do aço para a obtenção de seus cavacos, moagem destes em um moinho planetário de alta energia, prensagem uniaxial e sinterização. Foram inseridas porcentagens de 1, 3 e 5 % de alumina durante o processo de moagem do aço AISI 52100, tanto para aumentar a eficiência de moagem quanto à resistência mecânica após a sinterização. As análises da morfologia e granulometria dos pós em diferentes tempos de moagem e composições foram realizadas através dos ensaios de microscopia eletrônica de varredura e análise de tamanho de partículas. Para a avaliação da microestrutura e da resistência mecânica das amostras sinterizadas, foram realizados os ensaios de microscopia ótica, microscopia eletrônica de varredura, dureza, resistência à compressão e ao desgaste. Os resultados obtidos indicam que, as adições de diferentes porcentagens de alumina aumentam a eficiência de moagem, proporcionando um aumento no volume de partículas localizadas em escala submicrométrica. Dentre todas as composições, àquela com 3% de adição mostrou-se mais eficiente no processo de moagem de alta energia. Além disso, pode-se ressaltar que, o aço AISI 52100 produzido com adição de 3% de alumina pela rota de metalurgia do pó apresentou menor porosidade residual se comparado com o aço moído puro, maior dureza, módulo elástico e resistência ao desgaste.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Engenharia de Materiais
Citação: KUFFNER, Bruna Horta Bastos. Estudo do reaproveitamento do Aço AISI 52100 pela rota de Metalurgia do pó utilizando moagem de Alta Energia. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/137
Data do documento: 23-Out-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_kuffner_2015.pdf4,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.