Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1376
Tipo: Dissertação
Título: Sintonia analítica de controladores PID por resposta em frequência para sistemas de fase não-monótona.
Autor(es): PAULA, Caio Fernandes de
Abstract: Uma técnica aprimorada de sintonia analítica de controladores PID por resposta em frequência é proposta neste trabalho. Esta técnica é desenvolvida para sistemas que apresentam curva de fase não-monotonicamente decrescente dentro da banda passante em malha aberta. Através de especificações de margem de fase e frequência de cruzamento de ganho, o método proposto permite reduzir a sobrepassagem da resposta ao degrau do sistema em malha fechada. A fim de se alcançar tal aprimoramento, é necessário redefinir o conceito de margem de fase quando a resposta em frequência da planta apresenta fase não-monotonicamente decrescente dentro da banda passante em malha aberta. Sendo assim, o método proposto consiste em garantir a margem de fase mínima especificada dentro de toda a banda passante em malha aberta. Desta forma, a margem de fase pode continuar ser utilizada como um bom indicativo de robustez e ainda é possível utilizar-se o critério de estabilidade para a análise de sistemas de fase-mínima monótona e fase-mínima não-monótona. Com este intuito, neste trabalho é introduzido o desenvolvimento das equações analíticas de compensação para as variações do controlador PID e apresentada uma análise crítica da metodologia proposta. Ainda demonstra se que, caso o sistema apresente fase monótona dentro da banda passante em malha aberta, as equações de projeto desenvolvidas neste trabalho convergem para as equações clássicas de compensação por resposta em frequência. A fim de demonstrar o potencial e a eficácia da técnica proposta, é proposto um exemplo de aplicação no qual o sistema a ser compensado tipicamente apresentar a fase não-monótona dentro da banda passante em malha aberta.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: PAULA, Caio Fernandes de. Sintonia analítica de controladores PID por resposta em frequência para sistemas de fase não-monótona. 2011. 82 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1376
Data do documento: 7-Fev-2011
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0037755.pdf2,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.