Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1386
Tipo: Dissertação
Título: Estudo sobre acidentes de trabalho rural no município de Muzambinho – MG.
Autor(es): BALDAN JUNIOR, Hugo
Abstract: Atualmente no Brasil ocorre um grande número de acidentes em decorrência do trabalho, porém não existem estatísticas precisas que promovam o real conhecimento sobre a situação dos agravos que ocorrem em atividades laborais. Em nosso país a cultura do sub-registro é muito comum. Tradicionalmente os trabalhadores se sentem intimidados pelos patrões na hora de registrar um acidente de natureza grave ocorrido em seu trabalho diário. As obrigações trabalhistas, o afastamento do serviço, o custo de um acidentado no trabalho para um empregador é considerado elevado. Os trabalhadores rurais estão expostos a uma série de fatores de risco que podem levá-los a uma incidência maior de acidentes no trabalho, tais como: ferramentas manuais - foices, enxadas, facões, implementos agrícolas, máquinas, agrotóxicos, trato com animais, animais peçonhentos, entre outros. A necessidade de maior produção gerada pelo mundo capitalista, levam os trabalhadores a se submeterem a jornadas de trabalho excessivas, que contribuem para a ocorrência de acidentes. A maioria dos estudos envolvendo acidentes de trabalho ocorridos na zona rural utilizam dados secundários, obtidos em registros hospitalares ou na previdência social e ainda a partir de atestados de óbito. Tal fato demonstra a fragilidade dos estudos no tocante ao conhecimento real dos acidentes de trabalho ocorridos na zona rural. O presente estudo se desenvolveu no município de Muzambinho – MG e abrangeu os bairros rurais do Montalverne, Palméia, Nossa Senhora Aparecida e Macaúbas. Foram realizadas entrevistas com os trabalhadores Rurais a fim de se levantar os principais agravos a saúde do trabalhador no município. O objetivo do presente trabalho foi relacionar os acidentes ocorridos e suas associações com fatores de risco. Os resultados obtidos revelaram forte associação entre a ocorrência de acidentes e a exposição a agrotóxicos, assim como na exposição a trato com animais. Verificou-se que 32,2% dos Trabalhadores Rurais Têm contato usual com agrotóxicos e 67,8% utilizam agrotóxicos esporadicamente. Observou-se ainda que os trabalhadores rurais expostos a agrotóxicos, possuem maiores chances de se acidentar do que aqueles que não estão expostos. Os Trabalhadores Rurais expostos a trato com animais possuem três vezes mais chances de se acidentar do que aqueles não expostos. Os dados apresentados revelam pouco conhecimento dos trabalhadores em relação a necessidade da CAT (Comunicação de Acidentes de Trabalho) e confirmam o subregistro dos acidentes. O presente estudo revela a situação real do município de Muzambinho em relação a Acidentes de Trabalho e busca chamar a atenção para uma questão importante relacionada a saúde pública no Brasil. A partir desse Trabalho verifica-se a necessidade de estudos mais aprofundados, principalmente em relação a exposição dos Trabalhadores Rurais a agrotóxicos e trato com animais para que se apure causas e consequências dos acidentes e se proponham soluções.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: BALDAN JUNIOR, Hugo. Estudo sobre acidentes de trabalho rural no município de Muzambinho – MG. 2011. 120 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1386
Data do documento: 28-Fev-2011
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0038066.pdf621,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.