Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/139
Tipo: Dissertação
Título: Efeitos de variações de composição nas características técnicas e estéticas de uma porcelana de ossos.
Autor(es): SOARES, Claudia Aliperti
Abstract: A porcelana de ossos é um tipo especial de cerâmica, com características únicas e com elevado valor comercial. É produzida em poucos países; o Brasil ainda não produz este tipo de porcelana, apesar de ter uma indústria de louças brancas bem desenvolvida produzindo peças de alta qualidade, e de ser o maior produtor mundial de carne bovina, o que o torna potencialmente um grande produtor de cinzas de ossos, a matéria prima principal para a fabricação da porcelana de ossos. Utilizando matérias primas encontradas no comércio, foram produzidas porcelanas de ossos, a partir de variações na composição tradicional, introduzindo argilas plásticas e rejeitos industriais de pó de vidro, com a finalidade de melhorar a trabalhabilidade e baixar os custos de produção deste tipo de porcelana. Foram analisados os efeitos destas variações sobre as características estéticas, como alvura e translucidez, e características técnicas como retração linear de secagem e resistência mecânica. Também foram estudadas as transformação das fases cristalinas durante a queima, e proposta uma hipótese para estas transformações. Através das variações propostas foram obtidas porcelanas com ótimo desempenho mecânico e estético. Os materiais introduzidos nas fórmulas em sua maioria auxiliaram no bom desempenho, demonstrando ser viável sua utilização como coadjuvantes na produção de porcelanas.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Engenharia de Materiais
Citação: SOARES, Claudia Aliperti. Efeitos de variações de composi-ção nas características técnicas e estéticas de uma porcela-na de ossos. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/139
Data do documento: 17-Mar-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_soares_2015.pdf7,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.