Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação técnico-econômica de Sistemas IGCC utilizando coque de petróleo e carvão mineral como combustível.
Autor(es): ORTIZ, Pablo Andrés Silva
Abstract: A tendência de aumento na produção mundial de coque de petróleo (petcoke) é o resultado de suas múltiplas e inovadoras aplicações industriais. Deste ponto de vista e também considerando a situação atual das reservas de energia convencionais no mundo, torna-se importante a realização de estudos nesta área, através da análise dos principais componentes das usinas termelétricas que utilizam deste recurso energético combustível (petcoke). O objetivo do presente trabalho é realizar uma avaliação técnico-econômica da tecnologia IGCC (Gaseificação integrada a ciclos combinados), quando se utiliza como combustível o coque de petróleo e o carvão mineral (tipo Candiota) do Brasil. Assim, a pesquisa desenvolvida aborda a combinação de duas tecnologias que incorporam as usinas IGCC. Em uma primeira etapa, a análise do processo de gaseificação é conduzida empregando o software CSFMB/CeSFaMB™ , para determinar a produção gás combustível limpo (syngas). Posteriormente, o gás produzido é utilizado para analisar o desempenho do ciclo combinado através de software GateCycle™ , tendo como base o esquema atual da UTE Termobahia, usina que produz 190 MW de energia elétrica e 350 t/h de vapor. Finalmente, são obtidos os parâmetros operacionais e econômicos, os quais são comparados com os valores reais de funcionamento da UTE Termobahia, em termos de custos da energia, da substituição do combustível e das variáveis de desempenho do ciclo combinado. Por exemplo, tem-se a potência líquida, a eficiência global e o consumo específico de calor (Heat Rate).
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica
Citação: ORTIZ, Pablo Andrés Silva. Avaliação técnico-econômica de Sistemas IGCC utilizando coque de petróleo e carvão mineral como combustível. 2011. 141 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1407
Data do documento: 17-Mar-2011
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