Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1410
Tipo: Dissertação
Título: Modelagem da lógica de chaveamento de elementos reativos externos em compensadores estáticos.
Autor(es): FONSECA, Fernando Mendonça da
Abstract: A desregulamentação do setor elétrico em diversos países forçou a competição econômica no mercado de energia elétrica, obrigando os sistemas de potência a operarem cada vez mais próximos de seus limites de estabilidade. Com o crescimento econômico, o sistema elétrico também é obrigado a crescer em tamanho e complexidade, com consequente aumento dos riscos de falta de suprimento de energia elétrica. A área de estudos elétricos de sistemas de potência precisou evoluir no desenvolvimento não somente das ferramentas computacionais que lhe servem de apoio, mas também no detalhamento da modelagem dos equipamentos elétricos representados. Este trabalho apresenta um modelo dinâmico para representação em estudos de estabilidade eletromecânica do compensador estático da Subestação de Bandeirantes, localizada no Estado de Goiás, de propriedade de Furnas. O modelo apresentado leva em conta a presença de elementos reativos externos (capacitores e reatores), que podem ser chaveados pela lógica de controle do equipamento. O modelo foi, em seguida, adaptado para utilização em um sistema elétrico reduzido, o que permitiu melhor evidenciar as diferenças existentes nas simulações com e sem a representação do chaveamento automático dos elementos reativos externos.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: FONSECA, Fernando Mendonça da. Modelagem da lógica de chaveamento de elementos reativos externos em compensadores estáticos. 2010. 159 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1410
Data do documento: 17-Dez-2010
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0037599.PDF3,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.